Na Capital
Lançamento da Feira do Peixe agita Ilha da Pintada
Dezenas de pessoas foram conferir a receita do tradicional peixe na taquara
O final de uma manhã de domingo ensolarada e convidativa para um bom passeio levou dezenas de pessoas para a sede da Colônia de Pescadores Z-5, no lançamento da Feira do Peixe de Porto Alegre. Porém, bem mais cedo, um dos responsáveis por preparar o tradicional almoço com peixe na taquara, que encanta os frequentadores, já estava lá, cuidando de todos os detalhes.
Morador da Ilha da Pintada, Márcio César Pires repete há mais de cinco anos o mesmo ritual: por volta das 6h, chega na Z-5 e começa a preparação das tradicionais tainhas. Ontem, para a inauguração da 233ª edição do evento, ele estava lá, orgulhoso e atento, cuidando de mais de 100 taquaras, ao mesmo tempo:
- Fico até umas 17h aqui e gosto muito. Mas tem que ter cuidado, não deixar a brasa passar de 40cm de distância da taquara para não queimar - ensina Márcio, que tem no mar a paixão da família, já que a mãe é pescadora e o pai é marinheiro.
Expectativa é superar consumo de 2012
Somente ontem, Márcio e os colegas assaram cerca de 200 tainhas para quem estava pela Z-5. No evento, o titular da Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Humberto Goulart, anunciou que a expectativa é que, até o fim da feira, no dia 29 de março, seja superada a comercialização de 2012, que ficou em 280 toneladas de peixe.
- A cultura do consumo do peixe não está consolidada ainda, como deveria. A feira, além de apoiar os pescadores e incentivar a piscicultura, que gera emprego e renda para as comunidades das Ilhas e pescadores da zona Sul da Capital, leva uma alimentação saudável aos porto-alegrenses - afirmou.
A Feira do Peixe
Quando: de 26 a 29 de março, no Largo Glênio Peres, na Capital.
Serão instaladas 59 bancas com pescado, uma com peixes vivos e cinco com produtos de alimentação, duas delas com peixe assado na taquara.
Entre os dias 27 e 29, ocorre também a 11ª Feira do Peixe da Restinga, na Esplanada do Bairro, com seis bancas de pescado, uma com peixes vivos, três de alimentação, uma de vinhos, além de bancas de artesanato e hortigranjeiros. A feira será montada na Esplanada da Restinga.