Notícias



De olho no mosquito

Porto Alegre tem 42 casos de dengue registrados pela Secretaria Municipal da Saúde

Do número total, 18 pacientes foram contaminados na própria cidade

05/03/2013 - 16h17min

Atualizada em: 05/03/2013 - 16h17min


Equipe da prefeitura pulveriza veneno para a prevenção contra o mosquito da dengue no bairro Partenon

Já são 42 casos de dengue em Porto Alegre, de acordo com o boletim divulgado pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde. Deste total, 24 pacientes contraíram a doença em viagem a outros estados e 18 tiveram contaminação autóctone (na própria cidade).

Entre os casos de pessoas infectadas na Capital, 11 residem no Bairro Partenon, duas no Bairro Navegantes, uma no Bairro Bom Jesus, uma no Bairro Jardim Carvalho, uma no Bairro Santana, uma no Bairro Cristal e uma no Bairro São José.

Previna-se!

Como não existe vacina contra a doença, a melhor forma de se proteger é a prevenção.

Evite o acúmulo de água parada, onde se desenvolvem as larvas do mosquito transmissor. Para manter os ambientes livres da larva do Aedes aegypti, é necessário eliminar depósitos de água parada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

É importante também manter o lixo fechado, proteger os ralos com tela milimétrica, preencher os vasos de plantas com areia. O mesmo deve ser feito com a base da haste de bromélias, onde pode se acumular água, tratar regularmente a água de piscinas e mantê-la coberta por capa protetora. Caixas d'água também devem ser conservadas sob proteção.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias