Condução segura
Se é para ir na garupa, vá com competência
Quem trafega na carona de uma moto tem de postar-se de uma maneira que não tire a estabilidade do veículo. Falta de sintonia com piloto pode gerar acidente
As viagens de moto são tão tranquilas que quem vai atrás do piloto pode até dormir, certo? Errado, e muito. Mais do que em carros, os caronas precisam interagir com o condutor. Não na hora de falar, mas na hora de movimentar-se e se posicionar.
Por uma questão cultural, muita gente costuma se segurar no bagageiro traseiro. Há até veículos que oferecem a chamada alça do carona. Mas a posição não é a mais adequada. Os especialistas concordam que o ideal é segurar nas laterais da cintura do piloto.
- É a posição ideal, pois garante mais equilíbrio ao condutor. Segurando na parte traseira, o carona não tem a mesma firmeza e, além disso, pode se afastar muito do piloto, o que é outro erro - aponta o instrutor de direção do Detran, Daniel Xavier.
Profissionais com alças no colete
Os mototaxistas, espalhados por todo o Brasil mas ainda não permitidos em Porto Alegre, têm uma alça no colete de trabalho, tudo para facilitar as coisas para quem está sendo transportado.
Instrutor há 13 anos, Daniel explica que o condutor e o carona têm de ter sincronia nos movimentos.
- Numa curva, por exemplo, o caroneiro tem de realizar a mesma inclinação lateral do piloto, para não causar instabilidade.
Brincadeira sem graça
Segundo ele, por questão de instinto, quem não tem experiência em duas rodas tende a, numa curva, jogar o corpo na direção contrária a que a moto está deitando. Uma rápida conversa antes de trafegar pode auxiliar: o passageiro tem de acompanhar os movimentos do piloto.
Ele lembra que condutores que fazem brincadeiras com caronas que sobem na moto pela primeira vez correm sério risco de causar acidente:
- É muito arriscado fazer movimentos bruscos com a moto quando se tem alguém inexperiente na carona.
Só após os sete anos
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, menores de sete anos são proibidos de andar na carona de motos, sob qualquer circunstância. Há até crianças com menos idade que conseguem pilotar motos especiais em competição. Mas na carona, nas ruas, não.
- Sete anos é a idade mínima por lei - afirma o diretor de Trânsito da EPTC, Carlos Pires.
Daniel Xavier adverte:
- É preciso que a criança demostre condições de se segurar, colocar os pés na pedaleira. Se ela não tiver um porte físico adequado à posição que a moto exige, não deve trafegar no veículo.
Com Factor para ver Valentino
O Planeta Moto embarca numa viagem com a YBR Factor 2014, na manhã de hoje, rumo a São Paulo. Além de testar o veículo da Yamaha, no sábado o Diário Gaúcho participa de uma entrevista com o piloto italiano Valentino Rossi, um dos maiores nomes da motovelocidade em todos os tempos.
Recontratado pela fábrica japonesa para disputar este ano o MotoGP, Rossi falará de seus planos e participará da gravação do programa Auto Esporte, que vai ao ar pela Rede Globo nas manhãs de domingo.
Os pilotos Rogerio Schoroder e Humberto Lague participarão da trip, cada um também em uma Factor 2014. Na próxima semana, você confere mais sobre a viagem e sobre o piloto italiano.
Grande festa em Sapiranga
A sétima edição do Encontro de Motociclismo de Sapiranga ocorre de sexta-feira a domingo na cidade do Vale do Sinos, a 52km da Capital. A concentração será no Parque do Imigrante, no Centro, e terá várias atrações musicais - entre elas, a banda Só Creedence, que faz show na noite de sábado.
Destaque ainda para o boi no rolete, as manobras do grupo Giro Total e a entrega de troféus a motoclubes participantes. O acesso ao parque é gratuito para motociclistas - pedestres pagam R$ 2. A organização é do motogrupo Águias do Ferrabraz. Mais informações no site www.amo-rs.com.br.