Notícias



Invasão

Aranhas são visitantes indesejadas no Bairro Sarandi, em Porto Alegre

Moradores da Vila Minuano, no Bairro Sarandi, na Zona Norte da Capital, estão assustados com aparições de aranhas em suas casas, nos últimos dias

16/04/2013 - 07h54min

Atualizada em: 16/04/2013 - 07h54min


Marinilda está em alerta

Parece até cena de filme de terror. A pessoa está tomando banho quando percebe um vulto se aproximar pela janela. No caso da dona de casa Marinilda Teresinha Ramão Melo Ribeiro, 22 anos, a sombra ameaçadora tem várias patas, é do tamanho de uma mão e cheia de pelos: uma aranha invadiu a residência, na Vila Minuano, no Bairro Sarandi.

- Chamei o meu marido na hora - lembra ela, assustada com a visita nada simpática.

E não foi apenas uma. Segundo ela, nas últimas duas semanas, chega a quase dez o número de aranhas que apareceram na moradia. A última foi vista no sábado, ao lado da cama. E até dentro de uma panela, em cima do fogão, a visitante indesejada foi vista.

- Eu ouvi um barulho e tentei afastar com a vassoura. Agora, a gente tem de lavar tudo que vai usar, porque não sabe se as aranhas passaram por ali - relata.

Susto em cima do sofá

A preocupação de Marinilda se justifica porque ela não sabe quais podem ser as consequências se uma dessas aranhas chegar a picar alguém. Como o marido tem alguns problemas de saúde que o deixam com a imunidade baixa, a dona de casa está em alerta.

E ela não está sozinha. Na vizinhança, outros também já se assustaram com a presença de aranhas, como a tia dela, a dona de casa Eliane Teresinha Ramão, 30 anos.

- Quando eu olhei, tinha uma aranha subindo no sofá. Ela (Marinilda) estava sentada com o meu nenê de cinco meses no colo. A aranha ficou entre o edredom e o sofá, e eu peguei um guarda-chuva para tirar ela de lá - conta Eliane, que reforçou a vigilância por causa dos dois filhos.

Dentro do armário

Em outra casa próxima, a dona de casa Mari Luciane Teixeira Silveira, 42 anos, também levou um susto ao abrir um armário. Escondida entre utensílios de cozinha, estava uma aranha que assustou a moradora.

- Eu tive de chamar o vizinho. Era uma dessas grandes, pretas, e quando a gente tentava pegar, ela se erguia - revela.

Segundo as moradoras, o período mais comum de aparição das aranhas é ao entardecer.

Saiba mais

Alguns tipos de aranha

Caranguejeira: cor marrom-escura, coberta de pelos, pode atingir até 25cm de comprimento com as patas estendidas.

Aranha-de-jardim: tem coloração acinzentada com desenho em forma de seta no abdome. O animal adulto mede entre 2cm e 3cm de corpo e 5cm a 6cm de envergadura das pernas.

Aranha-marrom: tem cor avermelhada, com abdome em forma de azeitona. Vive sobre cascas de árvores e nas residências.

Armadeira: tem cor marrom acinzentada. O animal adulto tem 3cm de corpo e até 15cm de envergadura das patas.

O que fazer em caso de picada

Ligue para o CIT do Rio Grande do Sul, que conta com plantão 24h: 0800-7213000.

É importante identificar

A bióloga do Centro de Informações Toxicológicas (Cit) do Rio Grande do Sul, Kátia Moura, explica que não é preciso se assustar com a presença das aranhas.

O mais importante é tentar fotografar ou recolher uma delas e encaminhar para identificação, no próprio Centro.

Para isso, o ideal é virar um pote plástico sobre o animal e empurrá-lo com o auxílio de uma folha de papel.

- Sempre com cuidado para não ser picado - alerta Kátia..


MAIS SOBRE

Últimas Notícias