Saúde
Dia D da vacinação contra gripe leva população a postos de saúde do Estado
Mais de 35% da população dos grupos de risco foi vacinada na primeira semana de imunização
Desde as 8h deste sábado, centenas de pessoas estão se dirigindo aos postos de saúde do Estado para receber a vacina da gripe. No "Dia D" da campanha pública de imunização, as unidades de saúde receberão a população até as 17h.
Para marcar a ação deste mutirão que pretende ampliar o número de vacinados, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, irá encontrar o prefeito José Fortunati e o secretário municipal da Saúde, Carlos Casartelli, às 14h, na Unidade Básica de Saúde Diretor Pestana, no bairro Humaitá, em Porto Alegre.
Na Capital, a procura por proteção começou bem cedo. No Posto de Saúde Modelo, um dos locais de maior procura em Porto Alegre, dezenas de pessoas, a maioria idosos, se organizavam em filas pela calçada antes mesmo das 8h, horário oficial de início do atendimento.
Outros postos na Capital também registraram movimento alto, alcançando as expectativas do Ministério da Saúde. Até o final da manhã de sábado, a campanha já tinha atingido 35% de cobertura da população do Rio Grande do Sul, o equivalente a 736,5 mil doses.
Mas atenção: nem todos os postos estão abertos. Em Porto Alegre, a lista dos estabelecimentos abertos pode ser acessada na página da Secretaria Municipal da Saúde na internet.
A CAMPANHA NO ESTADO
QUANDO
Até 26 de abril, em cerca de 1,8 mil postos de saúde do Estado
NÚMERO DE DOSES
RS recebeu cerca de 3,185 milhões de doses da vacina. Ela aumenta a proteção contra três tipos de vírus de gripe (dois deles chamados de Influenza A, incluindo o H1N1, e uma cepa da Influenza B)
PÚBLICO-ALVO (GRUPO DE RISCO)
_ Pessoas acima dos 60 anos
_ Crianças maiores de seis meses e menores de dois anos
_ Gestantes (e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes do início da campanha)
_ Portadores de doenças crônicas que tenham recomendação médica (pacientes já cadastrados em programas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados)
_ Profissionais da saúde e indígenas aldeados
CONTRAINDICAÇÕES
_ Não devem ser vacinadas pessoas com alergia grave a ovos ou que tiveram reação severa à vacina, pessoas com síndrome de Guillain-Barré (doença do sistema nervoso) ocorrida após receberem a vacina da gripe (a não ser que a gripe em si represente risco sério à saúde), e bebês com menos de seis meses
_ Além disso, quem estiver moderada ou seriamente doente e com febre deve esperar a recuperação total antes de receber a vacina da gripeExcepcionalmente hoje, unidades de saúde de todo o Estado estarão abertas das 8h às 17h. É o chamado "Dia D", uma espécie de mutirão que pretende ampliar a imunização contra a gripe da população que pertence aos grupos de risco. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o objetivo do dia de mobilização é facilitar o acesso de pessoas que trabalham e que têm dificuldade de comparecer às unidades de saúde durante o período comercial.