Cuidado com a gripe
É hora de se vacinar
Campanha de imunização destinada aos chamados grupos de risco começa hoje, no Estado. Serão 3,18 milhões de doses disponíveis em postos de saúde
Começa hoje na rede pública a campanha de vacinação contra a gripe destinada aos grupos de risco. Com início antecipado em um mês e o número de doses ampliado, a meta é vacinar 27% da população gaúcha até o dia 26 de abril.
Serão 3,185 milhões de vacinas, um milhão a mais do que em 2012, disponíveis no postos de saúde. A vacina é contra três tipos de vírus de gripe - dois deles chamados de Influenza A, incluindo o H1N1 (Gripe A), e Influenza B.
E a falta de horário não pode servir de desculpa. Se você não puder ir a um posto de saúde durante a semana, no dia 20 de abril, próximo sábado, será realizado o Dia de Mobilização Nacional, com a abertura extraordinária dos postos de imunizações de acordo com a programação de cada município.
Verissimo faz o alerta
Para que o público-alvo da vacinação não deixe de se proteger, a campanha desenvolvida pela Secretaria Estadual da Saúde conta com um garoto-propaganda ilustre: o escritor Luis Fernando Verissimo.
- No ano passado, uma gripe quase me levou à morte. Foi aí que me dei conta que a gripe é coisa séria e pode matar - diz Verissimo, sobre a gripe que o deixou 12 dias na UTI e mais 19 em repouso em casa.
Na rede particular, devido à procura, algumas clínicas de Porto Alegre já enfrentam dificuldades na compra das doses. E o preço vem aumentando. Antes comercializada com o valor médio de R$ 80, a dose da vacina já chega a R$ 110.