Notícias



Cuidado com a gripe

É hora de se vacinar

Campanha de imunização destinada aos chamados grupos de risco começa hoje, no Estado. Serão 3,18 milhões de doses disponíveis em postos de saúde

15/04/2013 - 07h11min

Atualizada em: 15/04/2013 - 07h11min


Escritor Luis Fernando Verissimo é garoto-propaganda da campanha

Começa hoje na rede pública a campanha de vacinação contra a gripe destinada aos grupos de risco. Com início antecipado em um mês e o número de doses ampliado, a meta é vacinar 27% da população gaúcha até o dia 26 de abril.

Serão 3,185 milhões de vacinas, um milhão a mais do que em 2012, disponíveis no postos de saúde. A vacina é contra três tipos de vírus de gripe - dois deles chamados de Influenza A, incluindo o H1N1 (Gripe A), e Influenza B.

E a falta de horário não pode servir de desculpa. Se você não puder ir a um posto de saúde durante a semana, no dia 20 de abril, próximo sábado, será realizado o Dia de Mobilização Nacional, com a abertura extraordinária dos postos de imunizações de acordo com a programação de cada município.

Verissimo faz o alerta

Para que o público-alvo da vacinação não deixe de se proteger, a campanha desenvolvida pela Secretaria Estadual da Saúde conta com um garoto-propaganda ilustre: o escritor Luis Fernando Verissimo.

- No ano passado, uma gripe quase me levou à morte. Foi aí que me dei conta que a gripe é coisa séria e pode matar - diz Verissimo, sobre a gripe que o deixou 12 dias na UTI e mais 19 em repouso em casa.

Na rede particular, devido à procura, algumas clínicas de Porto Alegre já enfrentam dificuldades na compra das doses. E o preço vem aumentando. Antes comercializada com o valor médio de R$ 80, a dose da vacina já chega a R$ 110.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias