Notícias



Livrarias

Esgotou? Procure no sebo

Aquele livro que sumiu das prateleiras ou que a escola pediu, mas está acima do seu orçamento. Para ambos os casos, e ainda muitos outros, os sebos são o melhor caminho

23/04/2013 - 07h40min

Atualizada em: 23/04/2013 - 07h40min


Livro usado é cultura a baixo custo

Na Capital, as casas de livros usados fazem parte da cultura da cidade. Segundo o proprietário da Martins Livreiro desde 1980, Ivo Alberto Almansa, os sebos se firmaram como ponto de encontro, até para leitores vindos do Interior.

- Antes de haver uma sede, a livraria recebia até as reuniões da Academia Rio-Grandese de Letras - exemplifica Ivo.

A evolução do mercado editorial e a influência da internet criaram novas formas de aproveitar os sebos, mas a renovação de público é constante.

- Antes tinha pessoas que vinham todo dia. Hoje, o cliente presencial reduziu um pouco, mas muitos consultam o estoque na internet e vêm buscar depois - explica Ivo.

Cultura acessível para todos os bolsos

O preço baixo é o grande atrativo, com descontos entre 50% e 60%.

- O sebo facilita acesso pra quem está com orçamento apertado. Se consegue ótima literatura até por R$ 5 - comenta Carmen Menezes, dona da livraria Traça desde 1986.

Ter livros em casa nunca é demais, mas pra quem precisa arranjar espaço os sebos são uma boa opção.

- É um ótimo balcão para negociar - diz Carmen.

Os usados também salvam muitos estudantes, que não podem pagar por livros de didáticos novos na faixa de R$ 100, para o nível médio, por exemplo.

Seja qual for o gênero, a literatura nunca envelhece.

- O livro sempre é novo para quem não leu. Ou até para quem já leu, e só nota um detalhe na segunda leitura - ensina Ivo.

Conheça alguns sebos da Capital

Ábaco Livros - Avenida Osvaldo Aranha, 426, Bom Fim

Beco dos Livros

Rua Riachuelo, 1263 e 1496, Centro
Rua General Câmara, 409, Centro
Rua dos Andradas, 697, Centro

Espaço Cultural Qorpo Santo - Viaduto Otávio Rocha, loja 1, Centro

Erico Verissimo - Jerônimo Coelho, 377, Centro

Martins Livreiro - Rua Riachuelo, 1291, Centro

Só Ler

Rua Senhor dos Passos, 266, Centro
Rua dos Andradas, 870, Centro
Praça Dom Feliciano, 116, Centro

Nova Roma - Rua Gen. Câmara, 394, Centro

Sapere Aude - Rua Lopo Gonçalves, 33, Cidade Baixa

Ponto dos Livros - Avenida Venâncio Aires, 449, loja 6, Santana

Ventura Livros - Rua Fernandes Vieira, 627, loja 2, Bom Fim

Traça - Avenida Osvaldo Aranha, 966, Bom Fim

Mosaico - Rua Riachuelo, 1264, Centro

Livraria Londres - Avenida Osvaldo Aranha, 1182

Dicas para o garimpo

Vá com tempo - Sebos são por natureza locais de pesquisa e garimpo. Portanto, pressa só vai atrapalhar. Apesar de os sebos serem cada vez mais profissionais (alguns têm catálogo digital), em geral você não vai achar o que procura na primeira estante.

Olhos atentos - Nos sebos você também pode ter agradáveis surpresas. Ir com um livro específico em mente ajuda a focar sua busca, mas fique esperto, pois você pode encontrar raridades que nem imaginava.

Não desista - Nem sempre é no primeiro sebo que você vai achar aquele livro com edição esgotada. O importante é não desistir de cara. Visite quantos puder, até como forma de comparar preços. Não ignore sebos menores, algumas preciosidades podem estar justamente nestas prateleiras.

Compare edições - É comum encontrar mais de um exemplar do mesmo livro, em edições diferentes. Aproveite para comparar o estado de conservação.

Escala - Se você comprar vários títulos de uma só vez, pode negociar mais um desconto além da redução que é habitual aos exemplares de segunda mão.

Mochila - Conforme a quantidade, sua pilha pode ficar difícil de carregar. A mochila é o melhor meio de levar seus livros para casa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias