Notícias



Resultado da burocracia

Falta de manutenção deixa Mercado Público da Capital com cheiro de esgoto

Demora na substituição da empresa e má educação de alguns comerciantes gera mau cheiro no local

26/04/2013 - 07h23min

Atualizada em: 26/04/2013 - 07h23min


Tampas estão em más condições

O entupimento da rede de esgoto do Mercado Público é alvo de reclamação de permissionários das bancas e o causador do mau cheiro no local. Uma parte do quadrante quatro ficou bloqueada ontem, por conta de um vazamento. E mais: as tampas metálicas nos corredores estão em más condições.

- O Mercado tem cheiro de peixe, de temperos, e não esse fedor. Quem sofre são os trabalhadores e os clientes - desabafa um comerciante que pediu o anonimato.

Com o acesso interno à sua padaria bloqueado por conta do vazamento, Manoel Sousa lamenta:

- Isso já está assim há mais de 15 dias. A porta fica fechada porque o cheiro é insuportável. Isso é calamidade pública.

Diretora do Mercado Público, Adriana Leão diz que o esgoto transbordou por conta do entupimento da rede. E culpa o desleixo:

- O Dmae constatou cabeças de peixe, vassoura, garrafas pet, sebos de carne. Isso é inaceitável. Notificamos a associação dos permissionários para que se responsabilize pela limpeza.

Adriana explica que, em dezembro, terminou o contrato da empresa de manutenção do Mercado. O processo licitatório está atrasado:definição deve ocorrer em maio. Para auxiliar na fiscalização, serão adquiridas 33 câmeras (hoje há apenas quatro).

Domingo será de faxina

O presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Paulo Henrique Göttert, destaca três fatores para o entupimento: a rede de esgoto do Mercado ser inferior ao nível da rua, o fato de as bombas que levam o esgoto pluvial estarem paradas desde o ano passado e a suspensão do serviço de limpeza dos esgotos. Segundo ele, é necessário que seja feito o hidrojateamento e hidrosucção. Esse serviço era feito quinzenalmente.

- A partir do momento que terminou um contrato de manutenção e a Smic que é responsável não conseguiu efetivar outro, caímos num limbo. Emperra na burocracia. Fizemos uma arrecadação e vamos fazer a limpeza por conta, no domingo - garante.

Em relação à queixa de resíduos, o presidente reconhece que eventualmente é possível que restos de alimento podem cair na rede, mas, observa que, quando chove, por conta do desnível, lixo viria da rua também.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias