Notícias



Planeta Moto

Não deixe de trocar o óleo

Garantir a boa lubrificação é um dos segredos para ter o motor funcionando bem e por longo tempo

17/04/2013 - 07h49min

Atualizada em: 17/04/2013 - 07h49min


Serviço é simples e rápido

Nada é mais importante para a vida do motor de uma moto do que a troca do óleo. E aquela velha "técnica" de limpar a vareta do medidor com os dedos para conferir a viscosidade, vale alguma coisa?

- Vale absolutamente nada. É impossível, pelo toque, julgar a qualidade do óleo ou saber se ele está velho ou novo. O correto é, pela vareta, conferir a quantidade, e pelo odômetro, saber quanto o motor rodou. O resto, é pura invenção.

A frase é de um dos mais experientes mecânicos de motocicletas de Porto Alegre, Luiz Pasetto, que trabalha no setor há mais de 40 anos.

No manual ou na concessionária

Segundo ele, cada motor tem seu tempo de troca e o tipo ideal de lubrificante. É preciso conferir o manual do proprietário - caso a moto seja usada e o mesmo tenha sido perdido, o ideal é procurar uma concessionária para saber quando e como trocar.

- Em geral, as fábricas recomendam que, a cada duas trocas, em uma se troque o filtro. Mas, hoje em dia, acho melhor trocar o filtro em todas. Em geral, o combustível usado no Brasil é muito sujo e contamina o óleo, que forma borra - ensina Pasetto.

São três funções básicas

Outro mito, segundo o mecânico, se refere à cor do óleo. Em geral, quando ele está preto, o condutor acha que ele está muito velho ou é de baixa qualidade. Não é bem assim:

- Quando o óleo sai escuro, é porque limpou o motor, pois tem detergente para isso. Se o óleo sair como foi colocado, não limpou, a menos que o motor seja novo, com menos de 15 mil km.

Basicamente, o óleo tem três funções: eliminar atrito das peças (lubrificar), refrigerar e limpar o motor. Quem demora a trocar, encurta a vida útil.

E colocar mais do que o necessário, pode trazer algum benefício?

- De jeito nenhum! O motor perde rendimento, fica pesado e joga óleo para dentro do filtro de ar. No caso das Harley, cujo filtro é de papel, é ainda mais grave, pois o motor vai ficar sem respirar. Nunca se deve fazer isso.

No mínimo, uma a cada seis meses

Em geral, os fabricantes recomendam uma análise diária da vareta para conferir o nível de óleo.

- Acho isso um pouco exagerado. A medida em que o dono vai conhecendo a moto, vai percebendo o quanto ela consome e pode conferir uma vez por semana.

Quem tem moto esportiva deve ficar mais atento: motores que trabalham com giros mais altos costumam consumir mais óleo. Atenção: a cada seis meses, é necessário fazer a troca, mesmo que você não tenha alcançado a quilometragem limite. Nesse tempo, o óleo começa a perder viscosidade e outras propriedades necessárias para o bom funcionamento.

Saiba mais

● Procure optar, desde a aquisição da motocicleta, por um tipo de óleo (mineral ou sintético). Caso seja uma moto usada, tente manter a característica adotada pelo antigo dono - desde que não seja algo absurdo.

● Se a opção de troca for por intervalos curtos (antes do previsto pela fabricante da motoca), o ideal é fazer a mudança do filtro de óleo "vez sim, vez não". Caso contrário, troque sempre o filtro.

● Não misture óleo sintético com mineral.

● As temperaturas do país são bastante variáveis. Portanto, o fluido precisa ser bastante forte e resistente para as nossas condições climáticas.

● Na hora de trocar, deixe o óleo escorrer o maior tempo possível. Deixar a moto na posição vertical é o ideal. Um bom truque é chacoalhar a traseira para escorrer o "restinho".

● Não exagere na quantidade. Óleo em excesso pode trazer vários
prejuízos ao motor.

Encontro em Soledade

De quinta a domingo, Soledade será palco da 11ª edição do Sul & Motos. A cidade a 220km da Capital, no Alto Jacuí, deve receber motociclistas de Brasil, Uruguai e Argentina. O encontro começa amanhã e vai até domingo.

Entre as atrações, churrasco "à moda louco", bandas de rock e baile de confraternização. A organização é do motogrupo Bicho Veio. A concentração será no Parque Centenário, na região central. Mais informações no site www.bichoveio.com.br, no e-mail pitiluiz@brturbo.com.br e pelo telefone (54) 9981-6934.

De volta à tevê

O programa Carros & Motos, da TVCOM (canal 36), mostra neste final de semana uma das motos mais tradicionais do planeta: a Triumph, que acaba de inaugurar loja em Porto Alegre. A fábrica inglesa produz veículos de duas rodas desde 1902. Três modelos, em 2012, começaram a ser feitos em Manaus (outros dois devem começar no mês que vêm). Além disso, as Thunderbird Storm, Tiger Explorer e Rocket III Roadster estão sendo importadas.

O Carros & Motos vai ao ar aos domingos, 20h30min, com reprises aos sábados (12h15min), terças e quintas (ambas às 14h).

Duas provas à noite

A terceira etapa do Campeonato Centro/Serra de Veloterra será sábado, em Encantado, a 141 km de Porto Alegre. A prova será na pista do Parque da SuinoFest, a partir das 18h. O ingresso no dia custará R$ 10 - crianças de até dez anos não pagam.

Mais informações:telefone 9995-4342 e site www.fgm.com.br.

Em Gravataí, a motocross noturno, que ocorreria na semana passada, foi transferido em virtude do mau tempo e será realizado amanhã, na pista do Xtreme Power Park, na Avenida Centenário. Os treinos têm início às 16h, e as provas, às 20h. Serão oito baterias. Mais informações pelo telefone (55) 9937-8289.

Festa em Carlos Barbosa

Os gaúchos fizeram a festa na abertura do Brasileiro de Motocross, que atraiu quase 30 mil pessoas a Carlos Barbosa no final de semana. Nas motos até 50cc, Cristyan Eckhardt, de Novo Hamburgo, e Gabriel Andrigo, de Marau, faturaram os títulos das categorias A e B. E Enzo Lopes, o Golden Boy, superou as dores na perna direita e ficou com o título na categoria Júnior.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias