Pela hora da morte
Prefeitura tem dificuldade para encontrar sepultador em Esteio
Emprego paga R$ 1 mil e candidatos precisam ter experiência como pedreiro
Embora seja certo, o fim da vida não é um tema fácil de lidar. E ganhar a vida com a morte? Quem se habilita?
- É um serviço que tem que ser feito. Seja na chuva, no calor... - opina o sepultador Carlos Loureiro Sampaio, 47 anos, que atua há nove meses no Cemitério Municipal 2 de Novembro, de Esteio.
Está aberta, no município, uma seleção para preencher três vagas de sepultador (o contrato é de seis meses, renovável por mais seis). A carga horária é de 40 horas semanais com salário de R$ 1.002, mais insalubridade.
É preciso ter postura
O secretário de Obras, José Luiz da Silva, diz não ser fácil completar o quadro:
- O sepultador tem de ser pedreiro, pois faz carneira (estrutura feita com tijolos e cimento). Nunca tivemos a equipe completa (quatro).
Desde 2012, a função de coveiro passou a chamar-se sepultador. Conforme o secretário, para "tornar menos agressivo". A ideia da coordenadora do cemitério, Jacira Ávila da Cunha, 55 anos, deu certo: mais candidatos se interessaram.
Com 16 anos de atuação no 2 de Novembro, onde são feitos cerca de 50 sepultamentos por mês, Jacira explica que o perfil do sepultador deve ser de uma pessoa educada, que tenha postura.
- A maior dificuldade é lidar com os restos mortais.
E Jacira acrescenta:
- A gente é muito discriminado. As pessoas têm que se acostumar que aqui é só uma passagem.
Dica aos colegas
Pedreiro e azulejista, Carlos conta que já tinha experiência por ter auxiliado um sepultador antes de assumir no cemitério. Para ele o serviço só fica pesado quando precisa sepultar crianças:
- Ainda tem muito preconceito. As pessoas não gostam de saber o que a gente faz. Têm medo da morte por não saber o que tem do outro lado.
Embora a família tenha curiosidade, Carlos diz lidar com naturalidade. E dá a receita aos futuros colegas:
- Sou cético. Não podemos nos envolver. Não vejo velório, só acompanho na hora de enterrar.
Para concorrer
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve entregar currículo até amanhã, no setor de Recursos Humanos da prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), entre 12h30min e 18h, ou enviá-lo pelo e-mail rh@esteio.rs.gov.br.
Outras informações pelo telefone 3433-8142. Para ocupar o cargo, é necessário ser maior de 18 anos e ter ensino fundamental completo.