Título de eleitor
Regularização no TRE até o dia 25
No Rio Grande do Sul, 51,08 mil eleitores correm o risco de terem seus títulos cancelados, caso não regularizem sua situação até a próxima semana

Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título cancelado. Para regularizar a situação, essas pessoas devem comparecer ao cartório eleitoral até o dia 25 de abril, portando documento oficial com foto e título eleitoral.
Para o cálculo das ausências, cada turno de votação é considerado uma eleição. Perdendo o prazo, a multa por turno não votado é de R$ 3,51.
Em Porto Alegre, são quase 8 mil
O eleitor pode verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção "Situação eleitoral". No Rio Grande do Sul, 51.081 eleitores podem ter seus títulos cancelados. Porto Alegre, o maior eleitorado do Estado, também é o município com maior número de pessoas nesta situação, 7.930, seguido por Caxias do Sul (2.530), Pelotas (1.975) e Alvorada (1.552).
Cancelamento suspende direitos
De acordo com o TRE, o eleitor que não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos.
A irregularidade também pode gerar dificuldades para nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Onde ir:
Em Porto Alegre, na Avenida Padre Cacique, 96, no Bairro Praia de Belas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Telefone: 3230-9600 ou 3216-9444 (das 12h às 19h). Informações em www.tre-rs.gov.br.