Notícias



Caranga & Cia

Saveiro 2014: nem tão nova assim...

A Volkswagen anunciou nova versão com reajuste de R$ 150. Valor baixo se deve, também, porque o veículo mantém motor e câmbio da geração anterior

30/04/2013 - 08h14min

Atualizada em: 30/04/2013 - 08h14min


Volks mexeu na parte frontal da clássica picape

Nove meses depois do lançamento do Gol e do Voyage reestilizados, chegou a vez de a Volkswagen apresentar a Saveiro 2014. A picape, já à venda, traz o design global da marca e algumas inovações tecnológicas. Mesmo assim, a versão de entrada, de cabine simples, custa apenas R$ 150 a mais que o modelo anterior, a Saveiro G5.

O valor é pequeno até porque o motor e o câmbio são os mesmo. As quatros versões são 1.6, com 101cv a gasolina e 104cv com etanol. A transmissão é com cinco marchas.

Entre as novidades do visual destacam-se o para-choque dianteiro, com relevos nas extremidades e os faróis com moldura escurecida, padrão atual da Volks.

Na versão de entrada, a Saveiro traz como itens de série vidros com acionamento elétrico, travamento das portas e tampa na caçamba com amortecedor. É o modelo direcionado ao trabalho, em versões com cabine simples e estendida. A caçamba suporta até 605kg e tem capacidade de 734 litros.

Uso da cadeirinha está facilitado

O apelo junto ao público jovem, urbano e esportivo é reforçado nas demais versões. O modelo Trooper conta com para-choques na cor do veículo, direção hidráulica, airbag para motorista e passageiro - sendo este com sistema de desativação, permitindo o transporte de uma criança em cadeirinha.

Complementam a versão freios ABS, rodas de liga-leve 15 polegadas e o novo I-System, que possibilita, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo.

Santantônio vira aerofólio

A versão Cross, a top, chega com sensor traseiro de estacionamento, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba, faróis auxiliares de dupla ação (neblina e milha) com moldura cromada e pedais de alumínio.

O visual tem proposta mais radical, remetendo aos off-road, com grade do radiador tipo colmeia e para-choque exclusivo para o modelo. O santantônio, pintado de preto, também tem função de aerofólio.

Entre os opcionais, estão um detector de colisões que, em caso de acidente, ativa as luzes de alerta e destrava as portas. Outra inovação é o Comfort Blinker, que exige apenas um toque na alavanca para acionar o pisca por segundos.

Comparação com a líder da turma

Na comparação com sua principal concorrente, a líder de vendas Strada, tem motor com 14cv a menos, ainda que cerca de R$ 4 mil a menos. A Fiat, porém, tem gama maior nas picapes pequenas, com opções de motor entre 1.4 e 1.8.

Direção agradável

Em um teste de 140km pelas estradas da costa da Bahia, partindo da Praia do Forte, a Saveiro mostrou-se agradável de dirigir. Com embreagem bem ajustada e câmbio preciso, é segura ao frear, mesmo sob a forte chuva.

No chão batido, mostrou suspensão macia e boa estabilidade, mesmo no barro e no cascalho solto.

O motor é bastante silencioso, mas perde um pouco de seu desempenho nas situações em que é mais exigido. Foi notada uma falta de "fôlego", por exemplo, em aclives acentuados na estrada, com o carro em quinta marcha, mesmo com a caçamba vazia.

Os preços

Preços sugeridos pela VW:

Saveiro cabine simples 1.6 - R$ 33.490
Cabine estendida 1.6 - R$ 36.610
Trooper 1.6 - R$ 43.390
Cross 1.6 - R$ 48.990


MAIS SOBRE

Últimas Notícias