Caranga & Cia
Saveiro 2014: nem tão nova assim...
A Volkswagen anunciou nova versão com reajuste de R$ 150. Valor baixo se deve, também, porque o veículo mantém motor e câmbio da geração anterior
Nove meses depois do lançamento do Gol e do Voyage reestilizados, chegou a vez de a Volkswagen apresentar a Saveiro 2014. A picape, já à venda, traz o design global da marca e algumas inovações tecnológicas. Mesmo assim, a versão de entrada, de cabine simples, custa apenas R$ 150 a mais que o modelo anterior, a Saveiro G5.
O valor é pequeno até porque o motor e o câmbio são os mesmo. As quatros versões são 1.6, com 101cv a gasolina e 104cv com etanol. A transmissão é com cinco marchas.
Entre as novidades do visual destacam-se o para-choque dianteiro, com relevos nas extremidades e os faróis com moldura escurecida, padrão atual da Volks.
Na versão de entrada, a Saveiro traz como itens de série vidros com acionamento elétrico, travamento das portas e tampa na caçamba com amortecedor. É o modelo direcionado ao trabalho, em versões com cabine simples e estendida. A caçamba suporta até 605kg e tem capacidade de 734 litros.
Uso da cadeirinha está facilitado
O apelo junto ao público jovem, urbano e esportivo é reforçado nas demais versões. O modelo Trooper conta com para-choques na cor do veículo, direção hidráulica, airbag para motorista e passageiro - sendo este com sistema de desativação, permitindo o transporte de uma criança em cadeirinha.
Complementam a versão freios ABS, rodas de liga-leve 15 polegadas e o novo I-System, que possibilita, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo.
Santantônio vira aerofólio
A versão Cross, a top, chega com sensor traseiro de estacionamento, capota marítima e ganchos deslizantes na caçamba, faróis auxiliares de dupla ação (neblina e milha) com moldura cromada e pedais de alumínio.
O visual tem proposta mais radical, remetendo aos off-road, com grade do radiador tipo colmeia e para-choque exclusivo para o modelo. O santantônio, pintado de preto, também tem função de aerofólio.
Entre os opcionais, estão um detector de colisões que, em caso de acidente, ativa as luzes de alerta e destrava as portas. Outra inovação é o Comfort Blinker, que exige apenas um toque na alavanca para acionar o pisca por segundos.
Comparação com a líder da turma
Na comparação com sua principal concorrente, a líder de vendas Strada, tem motor com 14cv a menos, ainda que cerca de R$ 4 mil a menos. A Fiat, porém, tem gama maior nas picapes pequenas, com opções de motor entre 1.4 e 1.8.
Direção agradável
Em um teste de 140km pelas estradas da costa da Bahia, partindo da Praia do Forte, a Saveiro mostrou-se agradável de dirigir. Com embreagem bem ajustada e câmbio preciso, é segura ao frear, mesmo sob a forte chuva.
No chão batido, mostrou suspensão macia e boa estabilidade, mesmo no barro e no cascalho solto.
O motor é bastante silencioso, mas perde um pouco de seu desempenho nas situações em que é mais exigido. Foi notada uma falta de "fôlego", por exemplo, em aclives acentuados na estrada, com o carro em quinta marcha, mesmo com a caçamba vazia.
Os preços
Preços sugeridos pela VW:
Saveiro cabine simples 1.6 - R$ 33.490
Cabine estendida 1.6 - R$ 36.610
Trooper 1.6 - R$ 43.390
Cross 1.6 - R$ 48.990