Notícias



Planeta Moto

Três dicas de conservação para a sua motocicleta

Motociclista que se preza sabe que a corrente deve estar sempre lubrificada (após chuvas ou pelo menos a cada 200km) e que o óleo deve ser trocado a cada 3 mil km

03/04/2013 - 07h21min

Atualizada em: 03/04/2013 - 07h21min


Gasolina comum resolve. Mas tem de ter boa paciência

O Planeta Moto dá hoje três dicas que, muitas vezes, passam despercebidas. Confira:

Gasolina comum é boa

Mecânicos em geral recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo em motos, sobretudo nas com menos de 600cc. Não adianta gasolina especial, pois a mudança no rendimento será imperceptível, até para a durabilidade. Mas, a cada seis meses, para quem pega estrada, é aconselhável um ou dois tanques de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis.

Vazio de problemas

Manter o tanque cheio evita que se formem gotículas na parte superior do compartimento. Essa água tende a formar ferrugem no reservatório e provocar oxidação da bomba e do carburador. Além disso, como água é mais pesada que gasolina e álcool, ela fica sempre no fundo. Quem fica sempre sem combustível ou anda na reserva está colocando sujeira para dentro do motor.

Descanso de verdade

Motos com mais de um cilindro em linha (a Hornet 600cc, por exemplo, tem quatro) devem, preferencialmente, ficar no descanso central. No caso de motos com dois carburadores, a medida os mantêm equalizados - no descanso lateral, o veículo fica tombado e os carburadores, com níveis variados de combustível. Se sua moto não tem, compre um cavalete de roda traseira em casas do ramo - em média, custa menos de R$ 50. Se a moto ficar mais de três dias sem funcionar, fará grande diferença.

Encontros

São Gabriel - A oitava edição do Marechal Moto vai de sexta a sábado na cidade a 329km da Capital. Música e shows de pilotagem fazem parte da programação na Fronteira Oeste. Informações pelo e-mail jf.simon@uol.com.br e pelo telefone (55) 9637-2771.

Bom Princípio - O Moto Morango chega à terceira edição na cidade do Vale do Caí, a 70km da Capital. A festa vai de sexta a domingo, organizada pelo motogrupo Giramundo. Informações: site www.giramundomotogrupo.com.br, e-mail giramun domotogrupo@hotmail.com e fone 9958-1126.

Pedro Osório - Confraternização é a base do encontro/acampamento de sexta a domingo na cidade da Zona Sul. Informações: e-mail motogrupopedro osorio@gmail.com e fone (53) 9976-8223.

Terra de Areia - A cidade do Litoral, a 150km de Porto Alegre, recebe, na sexta e no sábado, a segunda edição do Moto Integração. A recepção será com churrasco (boi no rolete) e haverá várias bandas de rock. A concentração será em frente à prefeitura, e a organização é do Clube Aventureiros da Serra. Informações: telefone 9670-7350 e e-mail registerral@gmail.com.

Campeonato de motocross agita a Serra Gaúcha

Nova Prata, a 193km da Capital, na Serra, recebe sábado e domingo a terceira etapa do Campeonato Regional Centro/Serra de Motocross. A pista com mais de 1.200m fica no Parque Municipal de Eventos, na entrada Sul da cidade. Os organizadores esperam mais de 180 pilotos de todas as regiões do Estado e também o convidado especial, o piloto paulista Julinho Rossi.

A pista sofreu alterações e permite ampla visibilidade ao público. Os treinos começam às 14h30min de sábado, com entrada franca. No domingo, às 13h, é a vez das disputas valendo pontos. O ingresso custa R$ 10 - crianças de até dez anos não pagam. Mais informações pelo site www.fgm.com.br.

Curso: faça antes de levar multa

A EPTC deve aumentar, este mês, a fiscalização sobre profissionais de tele-entrega que não têm o curso obrigatório da categoria, exigido pelo Denatran. Conforme o órgão, dezenas de veículos já foram multados na Capital.

- A EPTC já nos avisou que vai intensificar a fiscalização. Não temos como evitar. Negociamos o que podíamos, fizemos de tudo. O que pedimos agora é para que o pessoal faça o curso - disse ontem o presidente do Sindicato dos Motoboys (Sindimoto), Valter Ferreira.

O curso de 30 horas (25 teóricas e cinco práticas) é realizado pelo sistema Sest/Senat e, no Rio Grande do Sul, o preço é de R$ 180. Desde fevereiro, entregadores que forem pegos sem o curso estão sujeito à multa de R$ 192, além de cinco pontos na carteira e apreensão do veículo. Informações sobre o curso no Sindimoto (telefone 3322-0909, no Sest/Senat (3374-8080) e no Sine (3289-4796).

Holandeses criam moto de 800cc movida a diesel

Motor a diesel em moto? Sim, é verdade. Uma fábrica holandesa começou a produção em série. Situada no Oeste da Holanda, a Track Diesel Motorcycles tem linha de montagem e está exportando para a Europa, Estados Unidos e Canadá. Ainda não há vendas para a América Latina.

A empresa, especializada na fabricação de motores para máquinas rurais e a indústria naval, investiu no setor de duas rodas. O modelo Track D-800 CDI é uma bigtrail quadradona, com visual semelhante às austríacas da KTM. O sistema de transmissão é do tipo CVT, com troca de correias prevista a cada 25 mil km.

A moto tem três cilindros e turbo. A potência não foi informada, mas ela chega a 155km/h e, com um litro de diesel, roda entre 25km e 35km. O tanque de 19 litros permite ótima autonomia. O problema é o peso: 225kg - a Yamaha XT 660R, virtual concorrente, pesa 165kg.

Peças só direto na fábrica

Em época de mundo globalizado, os holandeses não vão apostar em concessionárias - apenas pontos de venda. Peças de reposição terão de ser importadas, mas a fábrica garante que terá como mandá-las de forma rápida. O preço, na Europa, supera R$ 50 mil - com as taxas de importação, certamente chegaria ao Brasil custando mais do que o dobro disso. Mais informações pelo site www.dieselmotorfiets.nl.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias