Notícias



Dia do Café

Brinde especial para o cafezinho

Nessa sexta-feira, Dia Nacional do Café, reserve um tempo para saborear essa delícia, da qual o Brasil é o maior produtor

24/05/2013 - 07h22min

Atualizada em: 24/05/2013 - 07h22min


Ele é parceiro de conversas, de reflexão, combina bem com a leitura do jornal ou com uma simples pausa para recarregar as energias. Ao gosto do freguês, o café é companheiro inseparável dos apaixonados pelo seu aroma e sabor: é consumido por mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todos os dias.


Tão presente no cotidiano, e cada vez mais rico em variedade de sabores e formas de preparo, a bebida ganhou um data especial em sua homenagem desde 2005. 


Já são 56 anos tomando café juntos todos os dias. E, pelo menos uma vez por semana, Léa Maria, 81 anos, e Guilherme Verissimo, 82 anos, vão ao Café do Mercado aproveitar para provar uma versão diferente, conforme o gosto de cada um.


- Eu gosto mais forte, ele prefere mais fraquinho - conta Léa.


E ele completa:


- É algo diferente, parar para tomar um café.


Para toda a família


Em casa, eles têm uma cafeteira italiana, que utiliza um grão moído um pouco mais grosso. E até na hora de ir para a praia, o cafezinho está presente.


- Quando a gente vai, os filhos já pedem pra levar a cafeteira - lembra Léa.


SABOR DE AMIZADE


O café quentinho compartilhado pelo engenheiro civil Pedro Antonio Diniz Soares, 51 anos, e pelo corretor de imóveis Moacir Ninato, 61 anos, tem sabor de amizade, boa conversa e tradição. Lá se vão anos desde que eles se encontram no Bar e Café Pan-Americano, no Mercado Público.


- Frequento aqui há uns 30 anos, é o melhor café daqui. O principal é a casa, o encontro com o amigo - diz Moacir.


Pedro conta que tem duas cafeteiras em casa, mas não abre mão do café na companhia do amigo. E lembra que a bebida é saudável, conforme as pesquisas vêm mostrando.


- Até tomo café em casa, mas o bom mesmo é o daqui - brinca.


Conforme a gerente Maria Lúcia Azevedo, cerca de 90% dos fregueses são fieis. E chegam a consumir mais de 300 cafés por dia.


- Quando o pessoal entra, a gente já sabe qual vai ser o pedido - relata Maria.


- Saúde - O café contém, além da cafeína, substâncias como minerais, niacina e antioxidantes que são importantes ao organismo. Pesquisadores concluíram que a ingestão de três a quatro xícaras da bebida por dia é a medida exata para ajudar a prevenir doenças como câncer, asma, diabetes e obesidade. Contudo, o exagero pode causar elevação da pressão arterial, arritmia cardíaca e agravamento de problemas gástricos, além de insônia. O ideal é evitá-lo após as 19h.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias