Informática Fácil
Saiba como converter arquivos PDF
Conheça os caminhos que levam à leitura e à edição de arquivos com a extensão .pdf
Mesmo não sendo uma tarefa do dia a dia de muitos usuários, a conversão de arquivos
está longe de ser o bicho de sete cabeças que pintam por aí. Quem depende desses documentos para estudar ou trabalhar costuma se queixar dos programas existentes para este fim.
Nesta edição, o Informática Fácil mostra os caminhos que levam à leitura e à edição de
arquivos com a extensão .pdf (portable document format). São documentos que contêm texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.
Seguindo as dicas a seguir, você aprenderá a convertê-los, editá-los e a extrair imagens e incluir anotações. Neste link www.baixaki.com.br/categorias/192-leitores-e-editores-depdf.htm , o internauta tem 53 programas à sua disposição.
Programa é fácil e simples de usar
O Doro PDF Writer, por exemplo, é uma dessas ferramentas mágicas. Depois de instalado, ele adiciona uma impressora "virtual", que permite a criação de PDFs coloridos, a partir de qualquer programa, com senha e sem a famosa marca dágua (adorno utilizado para dificultar a falsificação de documentos).
Segurança contra alterações
O Nitro Reader 2 (www.nitroreader.com) também ajuda quem precisa criar ou trabalhar com documentos que podem ser abertos em qualquer plataforma, compactados, e ainda oferecem segurança contra alterações. Siga as dicas.
Passo a passo
Depois de acessar www.nitroreader.com e fazer o download do programa, você terá a opção de converter mais de 300 tipos de arquivo para PDF. Em programas como editores de texto, ele vai aparecer como uma das opções de impressora. Basta escolher o destino do documento para gerar um PDF a partir dele.
O programa tem um visual simples e intuitivo. Na barra superior, ficam as principais funções. Os itens dentro de Create/Convert facilitam a tarefa de extrair o texto ou as imagens para um novo documento e gerar um PDF a partir de um arquivo em outro
formato. Já no grupo "Tools" ficam os recursos para edição.
Ao abrir um arquivo que não está protegido, uma série de funcionalidades permite que sejam feitas anotações. Além de incluir uma nota, é possível destacar trechos com a ferramenta marca-texto e incluir caixinhas de comentários.
Apps e acessórios para celulares
A tecnologia para dispositivos móveis avança rápido e surpreende a cada novo lançamento. Em relação aos acessórios e aplicativos (apps) para celulares, as inovações dão ao smartphone uma série de utilidades diferentes. Um aparelho de celular pode virar um abridor de garrafas, uma caixa de ferramentas e até uma lanterna com boa capacidade de iluminação de ambientes.
● Abridor de garrafas
Algumas capas protetoras de iPhone 5 da Opena e da HeadCase servem como abridores. Além disso, a HeadCase oferece um app que faz barulho e tira foto quando uma bebida é aberta.
● Caixa de ferramentas
O Smart Tools (Android), o Gadgets (iOS) e o Jack of Tools (Windows Phone) são kits com funções de detector de metais, bússola e velocímetro.
● Iluminação de ambientes
Apps como o Lanterna (iOS) e o Lanterna 7(Windows Phone) usam o flash da câmera e o brilho da tela para iluminar ambientes.
Fotos marcadas no Instagram
O Instagram, um dos serviços de compartilhamento de imagens mais utilizados na web, passou a oferecer a opção de marcar usuários diretamente em suas fotos. O recurso vem com a atualização do aplicativo para os sistemas operacionais iOS e Android.
Segundo o site, a nova versão permite usar tags para adicionar quaisquer usuários às fotos que você publica - pode ser um amigo ou a balada que você frequenta. Com a novidade, os perfis ganharam uma aba chamada "Fotos com você", na qual são reunidos os cliques em que a pessoa foi marcada. Também é possível remover marcações suas em fotos e decidir se elas serão mostradas.