Notícias



Caos na saúde

Alvorada levará dois anos para refazer a fila de consultas pelo SUS

Desprezo ao cadastro de 30 mil pacientes gerou um trabalho que só deve terminar em 2015

15/06/2013 - 12h07min

Atualizada em: 15/06/2013 - 12h07min


Em dois anos, com otimismo, as 27 mil pessoas que estão fora do sistema informatizado da saúde de Alvorada deverão ter esperança de serem atendidas. Esta é a previsão da secretária da saúde do município, Janete Conzatti de Souza.

Na edição de sexta-feira do Diário, ela revelou que a gestão anterior, no momento da migração, teria excluído 30 mil pessoas que encaminharam consultas com especialistas ou cirurgias antes de 2008. Esse fato ocorreu em 2011, e não entre 2006 e 2007, conforme a primeira informação da secretária.

O trabalho de resgate das fichas de papel teve início em janeiro deste ano, depois de uma auditoria apontar a exclusão.

- Quem fez algum encaminhamento anterior a 2008, não seria chamado nunca - revela Janete.

Triagem para definir ordem

Ninguém da administração anterior, do ex-prefeito João Carlos Brum, soube precisar o porquê da escolha do ano de 2008 como divisor entre os que foram informatizados e os que foram relegados. O número equivale a 14,2% da população alvoradense. A equipe da Central de Marcação de Consultas, que conta com dez pessoas, já conseguiu inserir 3 mil pessoas ao sistema.

- Achamos caso de gente esperando desde 2002. Verificamos se ela ainda estava aguardando e tratamos de passá-la na frente dos demais - revela Janete.

Responsável técnica da Central, Normita Bonaldo comanda a recomposição da fila dos esquecidos. É dela o dever de avaliar, ao conversar com os pacientes, a necessidade de urgência de cada situação. E, depois, encaminha para uma triagem médica.

- Todas as pessoas farão o mesmo processo. Eu ligo e, se for o caso, encaminho para avaliação e para o atendimento prioritário - explica Normita.

Mutirão nos finais de semana

As fichas dos pacientes estão na própria sede da Central de Marcação de Consultas. Porém, como muitos dados estão desatualizados, é preciso mutirões após o expediente e aos finais de semana para colocar a papelada em dia.

Entenda a situação

- Em 2011, o sistema de consultas de Alvorada foi informatizado. As fichas de todos os pacientes da rede pública de saúde deveriam ter saído do papel para o computador.

- A partir daquele ano, as consultas realizadas passaram a ser feitas somente com base nas informações abastecidas no computador.

- Em janeiro de 2013, uma auditoria descobriu que 30 mil fichas ficaram esquecidas em armários. Como os encaminhamentos vinham do sistema informatizado, pessoas nunca seriam chamadas.

- Para regularizar a situação, a Central de Marcação faz contato com todas as pessoas, respeitando a ordem de chegada.

- Pessoas com encaminhamento de consulta ou de cirurgia anterior a 2008 devem procurar o setor de Marcação de Consulta na Rua Roberto Souza Feijó, na via do Pan 8, na Parada 48, no setor de Marcação de Consulta.

- É preciso levar o cartão do SUS, identidade, CPF e a contrarreferência em mãos, a partir da segunda-feira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias