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Alvorada vai enviar cartas para recuperar pacientes que não foram inseridos no sistema informatizado

Secretaria da Saúde tenta se comunicar com a população que ainda necessita de atendimento

19/06/2013 - 07h20min

Atualizada em: 19/06/2013 - 07h20min


A Secretaria da Saúde de Alvorada decidiu investir em um método bastante simples para se comunicar com a população: cartas. A tentativa de contato é com as 27 mil pessoas que não foram inseridas no sistema informatizado do município em 2011.

O assunto foi revelado pelo Diário Gaúcho no dia 14 de junho, contando a história do vendedor Carlos Eduardo Martins Flores, 32 anos, que espera há oito anos por uma cirurgia no ouvido direito.

São 300 correspondências que serão enviadas via Correios até a sexta-feira. Um mutirão no sábado produzirá mais mil cartas, endereçadas aos pacientes ainda na segunda-feira.

A chefe da pasta, Janete Conzatti de Souza, explica que vai esperar de dez a 12 dias para que essas pessoas procurem a Central de Marcação de Consultas.

Depois de uma avaliação no fluxo, será decidido a quantidade da próxima remessa. A intenção é repassar do papel para o computador apenas os pacientes que ainda precisam do atendimento especializado. A secretaria suspeita que muitos já procuraram outras alternativas de cura, além dos que já melhoraram ou morreram.

Entenda o caso

Em 2011, o sistema de consultas de Alvorada foi informatizado. As fichas de todos os pacientes da rede pública de saúde deveriam ter saído do papel para o computador. Na época, ficou decidido que pessoas que tivessem ingressado anteriormente a 2008 estariam fora da migração.

A partir daquele ano, as consultas realizadas passaram a ser feitas somente com base nas informações abastecidas no computador.

Para acelerar o processo, a Central de Marcação de Consultas, que tem dez funcionários, está fazendo contato com esses pacientes via telefone e cartas.

Se você se encaixa no perfil desses pacientes, procure o setor de Marcação de Consulta na Rua Roberto Souza Feijó, na via do Pan 8, na Parada 48, no setor de Marcação de Consulta, à tarde.


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