Planeta Moto
As marcas deixadas pelo Salão
Em sua 14ª edição, evento reuniu mais de 68 mil pessoas na Fiergs na semana passada. Criado de forma amadora, hoje é referência nacional no setor
Em 1999, o gaúcho João Carlos Borges, o Cao, viajou a São Paulo para participar do Salão das Duas Rodas. Apaixonado por motos, viu a Honda lançar a então futurista Falcon, a Suzuki assombrar o mundo com a velocíssima Hayabusa e a família Paul Senior, ícone da tevê americana, criar seu primeiro modelo, a True Blue. Maravilhado, comentou com amigos, ainda na capital paulista.
- Tchê, vou levar um troço desses para o Rio Grande do Sul.
Um ano depois, surgia um dos principais eventos de veículos do Estado, que este ano teve 68.243 visitantes e movimento de R$ 13,2 milhões para os 80 expositores. Em números, o salão gaúcho é o segundo maior do Brasil, atrás apenas do de São Paulo, à frente de Rio de Janeiro e Fortaleza, entre outros. Mas o começo, em 2000, foi o mais amador possível.
Para o primeiro salão, Cao conseguiu 53 comerciantes (a maioria donos de lojas de acessórios e de bares) que, durante sete dias, trabalharam nos estandes montados no DC Navegantes. Portaria, administração e todos os serviços eram feitos por familiares de Cao. Ele acreditava que, com sorte, 2 mil pessoas iriam pagar os R$ 2 e comparecer.
- Foram quase 30 mil pessoas, superou qualquer previsão. Não tínhamos estrutura para tanto, mas deu certo.
Em 2014, será em março
Ano a ano, o evento foi tomando corpo e chamando a atenção de empresas, inclusive de fora do Estado. Quarenta expositores já fecharam contrato para o salão de 2014, que ocorrerá em março, para não concorrer com a Copa do Mundo.
Mas nem sempre foi assim. Em 2010, com a crise sem precedentes no setor, por pouco o salão não foi cancelado.
- Foi um inferno. Mas realizamos - disse Cao.
"Grande família"
Quatorze anos depois da primeira edição, o Salão de Motos do RS ainda emociona participantes. Inclusive o organizador:
- Ao final, quando a gente começa a desmontar os estandes, dá até vontade de chorar, mas faz parte. Hoje, é como se todos que participam fossem uma grande família - revela Cao.
Motocross no Litoral
Torres, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a 180km de Porto Alegre, recebe neste final de semana a quarta etapa do Estadual de Motocross. No sábado, às 12h, começam os treinos cronometrados e, às 16h, as disputas em quatro categorias. O ingresso é a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, a serem doados para instituições de caridade.
No domingo, as corridas ocorrem a partir das 11h15min. A competição será na pista do Parque do Balonismo, com 1,3 mil metros e boa visibilidade ao público. Mais informações no site da Federação Gaúcha de Motociclismo (www.fgm.com.br).
Encontro em Bento
Chegou o final de semana de grande parte dos motociclistas do Estado se reunir em Bento Gonçalves, na Serra, a 109km da Capital. De sexta a domingo, a cidade recebe mais de 6 mil pessoas na 14 ª edição do MotoSerra. O evento ocorre simultaneamente à Expobento, feira de diversos tipos de produtos.
O encontro terá bandas de rock, feira, shows de humor, escolha da rainha e passeio. Informações nos sites www.encontrosdosul.com.br e www.accassola.com.br. A realização é dos motoclubes Bento Gonçalves, Serra Nostra e Rota 470.