Conecta Aí!
Brasil nas redes sociais: Mobilização com a força da rede
Confira algumas ferramentas, oficiais ou de iniciativas independentes, que aproveitam o potencial multiplicador da rede para denunciar problemas e compartilhar soluções

O Brasil vive um momento da mudanças. Por todo o país, o povo tomou as ruas para lutar por causas que vão da redução na tarifa do transporte público à melhoria dos sistemas de saúde e educação. Protestos organizados, quase que na totalidade, com a força da internet. O Classi Diário de hoje apresenta algumas ferramentas, oficiais ou de iniciativas independentes, que aproveitam o potencial multiplicador da rede para denunciar problemas e compartilhar soluções.
Plataforma colaborativa baseada em três pilares: fiscalize, proponha e avalie. O usuário pode postar fotos e comentários de problemas que encontrar pela cidade. Além disso, tem espaço para divulgar projetos para o desenvolvimento urbano e avaliar o conteúdo postado na rede. Basta acessar com sua conta do Facebook. Conta ainda com aplicativo para iPhones e celulares Android.
Plataforma digital criada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e da ONG Parceiros Voluntários. Com interface convidativa, permite aos usuários acrescentar tópicos diretamente sobre o mapa da Capital, indicando desde problemas com mobilidade urbana e segurança, até histórico dos locais e ideias para melhorar a cidade. Para adicionar um tópico, basta criar uma conta no site. Um menu com os 82 bairros de Porto Alegre facilita a localização no mapa.
Enquetes da Câmara Federal
O site da Câmara dos Deputados realiza enquetes sobre os principais projetos em discussão na casa. A votação é aberta e não requer identificação. Existe, porém, a opção de realizar um cadastro para receber o acompanhamento da votação por email. Acesse http://www2.camara.leg.br/ agencia-app/listaEnquete
Projetos na Câmara de Vereadores
No site da Câmara de Vereadores de Porto Alegre é possível acompanhar a situação dos projetos em votação e consultar aqueles que já foram aprovados. Acesse http://www.camarapoa.rs.gov.br e clique no menu "Processo On-line".