Dia dos Namorados custo zero
Felicidade não se compra: confira dicas para surpreender a pessoa amada
Antes de pensar em abrir a carteira, prepare-se para abrir o coração ao seu amor neste Dia dos Namorados. A proposta que o Diário faz aos apaixonados, desta vez, é um investimento que não gera dívidas, não subtrai, e pelo contrário, multiplica carinhos e emoções: surpreender a pessoa amada com que realmente importa, a demonstração de afeto.
Há inúmeras formas de fazer isso. Os especialistas consultados trazem ideias que vão turbinar a criatividade dos namorados. Inspire-se e caia nos braços dos seu amor!
Para ter uma noite caliente
Andréa Alves, que escreve a coluna Falando de Sexo, com Lúcia Pesca, afirma que é importante, nesta data, olhar para o parceiro e perceber o que ele gosta e a forma de agradá-lo.
- O casal pode aproveitar para celebrar aquilo que tem de ser construído todos os dias - observa.
Andréa faz um alerta aos homens: nem pensem em esquecer o Dia dos Namorados! As mulheres são mais românticas e adoram contar para as amigas as provas de carinho e os mimos que recebem nessas datas.
- Quando o casal nutre as coisas boas do relacionamento, gera um sexo mais gostoso, dá vontade de estar junto. Surpreender não tem custo, é algo feito com atitudes.
Ficam as dicas
Arrumar o quarto ou a sala para um clima romântico e vestir roupas íntimas, preparar uma jantinha leve (para não prejudicar a noite de amor), fazer um strip para o parceiro, escrever um bilhete (ou deixar uma declaração no espelho com batom vermelho), oferecer uma flor do jardim, enviar mensagens românticas no celular, gravar um CD com as músicas do casal, ou fazer um powerpoint com fotos de momentos a dois.
Com a ajuda dos orixás
Quem é praticante das religiões afro sabe que Oxum (Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, na religião católica) é a dona do ouro e do amor. O Pai Danilo de Oxalá afirma que é comum nesta época os casais oferecerem quindins, canjica amarela, tudo com bastante mel, para adoçar o relacionamento. Bará (Santo Antônio) e Iansã (Santa Bárbara) também podem dar uma forcinha para os apaixonados.
O cuidado de quem gosta
Deonira Viganó La Rosa é terapeuta de casal e família e, com o marido, Jorge La Rosa, que tem a mesma profissão, dá palestras em cursos de noivos. Ela destaca que a felicidade de ser casal é uma construção diária, exige cuidado e dedicação. Entre esses cuidados está a capacidade de perdoar e pedir perdão e surpreender o companheiro com um olhar de desejo, uma flor, caminhar de mãos dadas, um jantar diferente. Namorar e casar envolve amor, e amor não é só sentimento, é ação.
O afeto de cada signo
O Professor Nathanael traz a característica de cada signo no que diz respeito às manifestações de amor.
Áries: gosta de sair da rotina e ser surpreendido. Prepare um jantar romântico e um filme para assistirem.
Touro: escolha um lugar aconchegante e dê flores.
Gêmeos: é dedicado à pessoa amada. Convide-o para passear num parque.
Câncer: é sensível. Prepare uma sessão de cinema em casa, com filme romântico e pipoca.
Leão: é vaidoso e exuberante. Presenteie com rosas vermelhas e um cartão apaixonado.
Virgem: gosta de se sentir útil. Uma dica é instigar seu raciocínio lógico. Convide-o para montar um jogo de quebra-cabeças.
Libra: signo que nasceu para o amor. Não economize nas demonstrações.
Escorpião: é romântico e misterioso. Convide-o para um passeio no parque, em contato com a natureza.
Sagitário: alegre e divertido, vai adorar passear num lugar onde vocês nunca tenham ido juntos.
Capricórnio: gosta de sentir-se amado e querido. Prepare uma bela surpresa, um apetitoso jantar.
Aquário: sempre aguarda uma comemoração especial. Capriche no visual e convide-o a sair.
Peixes: sensível e sonhador. Prepare uma noite romântica com flores e velas.