Caranga & Cia
Fique atento: Qual é a hora do autorecall?
A GM anunciou recall (chamada para conserto) dos modelos Onix, Prisma, Cobalt e Spin. Há problema na soldagem no suporte do pedal de freio, aumentando o risco de acidentes
Aproveitando esta chamada de modelos populares, a Caranga & Cia elenca duas situações para que o motorista perceba se seu veículo está com problema de freio e precisando de um autorecall - isto é, está na hora de fazer uma visita ao mecânico. Quando é hora de trocar o óleo do freio? E o que significa o assobio das rodas?
A partir do ano que vem, uma alteração importante. Por lei, todo veículo 0km feito no Brasil deverá ter freio ABS (Anti-lock Brake System). Traduzindo do inglês: é um sistema que evita o travamento das rodas e mantém o carro mais estável.
De olho no óleo
O período máximo indicado pelos fabricantes para a substituição do óleo de freio é a cada 20 mil quilômetros ou dois anos. Mesmo se um automóvel não for muito utilizado é necessário trocar para manter o sistema em perfeito funcionamento.
Vale lembrar que o fluido pode baixar e, se isso acontecer, é preciso verificar se há algum vazamento.
Caso não haja irregularidades, pode ser o sinal de que as pastilhas de freio estão gastas e o fluido está compensando esse desgaste. Um detalhe importante é a especificação dos fluidos: DOT 3, DOT 4 e DOT 5. O primeiro é empregado em carros de passeio e veículos leves.
Alguns carros utilizam o DOT 4, que tem uma temperatura de ebulição mais alta e assim se torna mais eficaz. A versão DOT 5 é recomendada para veículos mais potentes e cujos freios são mais exigidos, como os modelos esportivos.
Que barulho é esse?
Quando o freio de um automóvel faz barulho é preciso checar o sistema com um mecânico de confiança. Uma das hipóteses é o desgaste excessivo do material de atrito (lonas e pastilhas), basta substituí-lo.
Mas o assobio pode ter uma série de outras explicações, as mais comuns são: sujeira acumulada em um dia chuvoso ou ainda o tipo de material empregado na fabricação das pastilhas.
É importante lembrar de realizar uma inspeção periódica nas pastilhas a cada 5 mil km.
11 mil veículos
De acordo com a GM, a ação envolve veículos que foram fabricados entre os dias 20 de maio e 8 de junho deste ano. Estão envolvidos na campanha 11.521 veículos para inspeção. O atendimento do recall ocorre na rede de concessionárias Chevrolet.
O pedal do freio é verificado e, se necessário, substituído gratuitamente. O serviço deve demorar ao redor de 45 minutos e, por isso, a montadora recomenda que a revisão seja agendada. Informações pelo 0800-702-4200.
Confira a série de chassis dos convocados:
Onix e Prisma 2013: DG260034 a DG334810. Intervalo de produção: 20/5/2013 a 8/6/2013.
Cobalt e Spin 2013/2014: DB323045 a DB335478 e EB104832 a EB111963. Intervalo de produção: 21/5/2013 a 8/6/2013.