Informática Fácil
iPod está mais barato
Novo modelo tem menos recursos e custará cerca de R$ 488. Modelo Shuffle sai por R$ 259
Com dispositivos móveis de múltiplas funções à venda nas lojas, o lançamento de uma nova versão de um tocador de música como o iPod, lançado pela primeira vez em 2001, ainda chama a atenção? Neste caso, somente pelo preço. O novo modelo do aparelho fabricado pela Apple, à venda nos Estados Unidos e sem data para chegar ao Brasil, será mais barato. Mas, apesar de a Apple ter vendido mais de 350 milhões de unidades em 12 anos, o dispositivo que popularizou o hábito de acumular e escutar músicas digitais está perdendo terreno. No primeiro trimestre de 2013, a queda nas vendas foi de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Mesmo assim, a gurizada que ainda não comprou um iPhone ou Smartphone segue fiel ao tocador de MP3, que já teve vários formatos, tamanhos e cores.
Menos recursos
O novo modelo lançado agora, e reproduzido na foto abaixo, é igual aos aparelhos da quinta geração do iPod Touch, mas vem com menos recursos. Tem apenas 16 GB de armazenamento, não possui câmera traseira, apenas dianteira, com 1,2 megapixel, e só tem duas opções de cores: prata ou preto.
Nos Estados Unidos, ele custará US$ 229 (R$ 488). A versão anterior custa US$ 299 (R$ 637).
Shuffle sai por R$ 259
Nas lojas da Capital, você ainda encontra modelos antigos como esta da foto acima, que mostra uma das versões do Nano, lançada em 2005. O shuffle, que chegou às lojas no mesmo ano, pode ser adquirido por R$ 259.
Por que ele mudou o modo de ouvir música
Precursor
Já existiam tocadores digitais, mas o iPod popularizou a forma como as pessoas passaram a ouvir música. Em 2001, era possível guardar mais de 1 mil músicas no aparelhinho projetado para caber no bolso. Tinha capacidade de 5GB, hoje há modelos com até 160GB.
Inovador
Além de impulsionar a indústria fonográfica por intermédio da compra de músicas via iTunes (loja para baixar e comprar músicas na web), a praticidade do tocador de MP3 trouxe alívio para os consumidores. Não era mais preciso carregar estojos de CDs para escutar o artista preferido.
Novos recursos
Permitiu a criação de listas de músicas personalizadas para se ouvir a qualquer hora e em qualquer lugar: na academia, no trânsito ou no trabalho.
Facilitador
A quarta geração do iPod, lançada em 2004, trouxe o Click Wheel - botão que permitiu aos usuários terem acesso às músicas, controlar o volume e mudar as faixas usando apenas o polegar.
Lucrativo
Mesmo com a queda nas vendas, mais de 350 milhões de iPods foram comercializados desde o lançamento do primeiro modelo, em 2001. A Sony, por exemplo, levou 40 anos para vender 220 mil Walkmans, o avô do tocador de MP3.
Linha evolutiva
Principais modelos
2001 - Capacidade de 5 GB, cor branca
2004 - Versões mini e color, múltiplas cores e capacidades que variavam de 4GB a 60GB
2005 - Shuffle, nano e vídeo, de 512MB a 60GB
2007 - Classic, de 80 GB a 160GB, e Touch - de 8GB a 32GB
2010 - sexta geração do Nano. De 8GB a 16GB