Notícias



Protesto

Moradores protestam contra falta de médicos em posto no Bairro Mario Quintana

Unidade Básica de Saúde Safira está desde janeiro sem médicos

18/06/2013 - 10h46min

Atualizada em: 18/06/2013 - 10h46min


Moradores do Bairro Mario Quintana, na Capital, protestam contra falta de médicos na Unidade Básica de Saúde Safira. Por volta das 8h30 desta terça-feira, os manifestantes fecharam a Avenida Delegado Ely Correa Prado, em frente ao posto de saúde.


De acordo com a aposentada Ana Elise Lerner, 46 anos, desde janeiro não há nenhum médico disponível na Unidade Safira, que conta com 3.116 pessoas cadastradas. Moradores que precisam de atendimento precisam ir até a UPA Zona Norte, na Assis Brasil, localizada a 5 km de distância.


- É uma vergonha pessoas ficarem tantos meses sem resposta de um médico. Moro aqui ha mais de 15 anos e cansamos de dialogo - protesta Ana Elise.


A Coordenadora de Atenção Básica da Prefeitura de Porto Alegre, Rosane Baltazar, conversou com os moradores e prometeu algumas soluções provisórias. Segundo ela, a Secretaria de Saúde conhece o problema, mas não consegue contratar ou remanejar médicos para os sete postos da região.


Entre as medidas apresentadas por Rosane, está a ampliação dos postos de saúde vizinhos, como a UPS Chácara da Fumaça e a UPS Protásio Alves. Outra solução prevê que um dos médicos da UPS Protásio poderia atender na Safira uma vez por semana, mediante agendamento de consultas. Além disso, a coordenadora garante postos especiais para atendimento das crianças do local.


Nenhuma das soluções propostas é definitiva.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias