Descaso na saúde
Secretaria de Alvorada estima prazo de dois anos para reintegrar 27 mil pessoas à fila do SUS
Janete Conzatti de Souza e pede que o movimento pelo ingresso no sistema comece já na segunda-feira
Dois anos. Essa é a estimativa que a secretária da saúde de Alvorada, Janete Conzatti de Souza, com otimisto, aponta ser o necessário para integrar todas as 27 mil pessoas que ficaram fora da fila da saúde nesses últimos anos.
O trabalho de formiguinha, como ela mesmo diz fazer, teve início em janeiro deste ano, depois de uma auditoria apontar milhares de pessoas excluídas do direito de receberem atendimento médico.
- Um sistema informatizado, em 2007/2008, foi implantado. Chegamos ao número de 30 mil pessoas que não haviam sido inseridos. E nunca seriam atendidos - revela a chefe da pasta.
Em entrevista ao Diário Gaúcho, Janete admitiu que quase 30 mil nomes estavam de fora da fila da saúde pública de Alvorada. A manhã seguinte à declaração da secretária foi tranquila, como costumam ser as sextas-feiras no local.
Janete acredita e pede que o movimento pelo ingresso no sistema comece já na segunda-feira. Ela orienta que as pessoas que encaminharam consultas especializadas ou cirurgias antes de 2008, procure o setor de Marcação de Consulta, na Rua Roberto Souza Feijó, na via do Pan 8, Parada 48, com o cartão do Sus, RG, CPF e a contrarreferência em mãos, a partir das 13h.