Jornada Mundial da Juventude
Jovens e sacerdotes aguardam ansiosos a chegada do papa Francisco
A 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deve levar 2 milhões de católicos ao Rio de Janeiro
A 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que deve levar 2 milhões de católicos ao Rio de Janeiro, começa na terça-feira. Depois da Semana Missionária, em preparação ao evento, 202 jovens e 25 sacerdotes da delegação oficial da Arquidiocese de Porto Alegre vivem a expectativa pelo encontro de fé e com o papa Francisco, que chega segunda. De acordo com o Vicariato, mais de mil jovens da Capital estarão na JMJ.
O Diário conversou com padres de duas paróquias com a intenção de saber como imaginam a troca de experiências com peregrinos de vários lugares do mundo. A fé como instrumento de combate à tentação apareceu em ambas as paróquias. Outro ponto similar: a participação dos jovens foi viabilizada por uma rede de solidariedade que, mobilizada, fez rifas, galetos e outros eventos para garantir os recursos para a viagem.
Papa no Brasil
Destaques da agenda:
- Dia 22: chegada do papa Francisco.
- Dia 23: visita a Aparecida (SP).
- Dia 25: primeiro ato da JMJ, no Rio: às 17h, no Forte de Copacabana, celebrada a Festa da Acolhida.
- Dia 28: Missa de Envio, às 10h, no Rio. Deve reunir até 2 milhões de fiéis.
O despertar que veio do Central
Durante uma missão no Presídio Central, da qual participaram padres de várias dioceses, neste ano, o padre Alexandre Silveira Chaves, 32 anos, se surpreendeu ao ver numa da galeria um jovem que frequentava a igreja na comunidade Nossa Senhora da Saúde, no Bairro Piratini, em Alvorada, onde é pároco.
- Isso foi um marco. Desde então, faço o máximo para ajudar os jovens a terem futuro. Temos um grande desafio diante da violência e da drogadição. É preciso redescobrir a fé, senão o mundo bate à porta - revela o responsável pelo setor de juventude do Vicariato de Gravataí.
Pontapé para um novo jeito de ser
Além do grupo Onda (Objetivos Novos do Apostolado), para meninos e meninas dos nove aos 15 anos, em função da Jornada Mundial da Juventude, foi criado neste ano o grupo Jovens Unidos pela Paz (JUPP), para a gurizada de 15 a 20 anos.
- O nosso jovem é protagonista da fé - afirma padre Alexandre.
Em relação à JMJ, o padre (o único de Alvorada que irá ao Rio) destaca que o evento é um pontapé para um novo jeito de ser igreja.
Fiéis ligados nas redes sociais
Alexandre conta:
- É um momento forte e bonito para despertar o jovem. Jamais temos que perder a firmeza da fé, mas podemos incorporar o que há de atrativo no mundo, o que favorece a evangelização.
A criação de uma página da paróquia (que congrega fiéis da Capela São Pedro, Sítio dos Açudes e Umbu) no facebook, a retomada das atualizações do site, além das missas animadas, são mostras de uma integração maior com a juventude.
Jovens evangelizando jovens
Foi para responder ao desafio proposto pela Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é Fraternidade e Juventude, que nasceu o grupo Jovens Missionários da Fé (JMF), na rede de comunidades da paróquia Jesus de Nazaré, no Bairro Mario Quintana. Em março, havia apenas dez membros. Hoje, de acordo o pároco, padre Marcelo Junior Klein, 30 anos, há 50 jovens de 14 a 20 anos. O segredo: jovens evangelizando jovens.
- A campanha desafiou a igreja a acolher e escutar os jovens, fazer deles protagonistas. Não podemos esperar as ovelhas, temos que ir ao encontro delas - revela o sacerdote.
A paróquia Jesus de Nazaré é uma rede de comunidades (congrega 13 vilas do Bairro Mario Quintana, entre elas Safira, Chácara da Fumaça e Valneri Antunes). Além de orações e leituras, há espaço para discussão de mazelas e tentações que afetam a realidade dos jovens.
- Este é um bairro onde há a droga, a violência, falta saúde e escola. Temos de ligar a fé à vida - explica Marcelo.
Na JMJ, o padre destaca a vontade de conhecer os anseios dos jovens do Brasil e do mundo e, na volta, partilhar a experiência. No Rio, o padre também fará parte do grupo de sacerdotes que atenderá confissões e participará de uma missa fechada com o papa.
O que é a jornada
A Jornada Mundial da Juventude se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo e prevê a cada dois ou três anos um encontro internacional dos jovens com o papa, que dura cerca de uma semana.
A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países.
Missa de envio na Capital
Neste sábado, no Parque da Redenção, será realizado o encerramento da Semana Missionária, com a celebração de envio dos peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio. Será a última atividade dos mais de 1,5 mil peregrinos estrangeiros na Arquidiocese de Porto Alegre.
A programação se inicia às 8h, com mateada, apresentações artísticas e a oração do terço em cinco idiomas.
Às 10h, o arcebispo metropolitano dom Dadeus Grings celebrará uma missa campal. O evento será encerrado com almoço - será servido um carreteiro gigante. São esperadas entre 6 mil e 7 mil participantes.
Acompanhe pela tevê
Na segunda-feira, durante todo o dia, a programação da RBS TV será interrompida para acompanhar a chegada do papa Francisco e detalhes da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.