Planeta Moto
Tigre inglês bom na terra e no asfalto
Britânica Triumph começa a montar no Brasil uma moto que é sucesso no mundo todo. Modelo deve chacoalhar o segmento das bigtrail
Começa a ser fabricada em Manaus uma moto que é sucesso no mundo todo: a Triumph Tiger 800XC. A bigtrail inglesa promete ser uma concorrente de peso para a BMW F 800GS, até então líder na categoria.
Detalhe: o modelo da Triumph custa R$ 4 mil a menos que o da BMW (R$ 40 mil e R$ 44 mil).
No visual, a Tiger agrada. As rodas são raiadas, com 21 polegadas na frente e 17 atrás. A postura do condutor é bem adaptada apta a viagens longas. Mas o destaque é na hora de acelerar.
Motor é um dos destaques
Com três cilindros e 95 cavalos, o fôlego da Tiger impressiona, inclusive em velocidades acima de 120km/h. A distribuição do torque é linear, o que torna a condução, mesmo para pilotos menos experimentados, sem sustos. E o propulsor vibra menos que o das concorrentes, todas de um ou dois cilindros.
No teste, o consumo foi de 16km/l. A autonomia supera 300km, pois o tanque tem 19 litros. Nos freios, a máquina têm dois discos na frente e um atrás. O ABS pode ser desligado - para uso off-road.
Em relação às demais bigtrail montadas no Brasil, a Tiger parece ser a que garante uma melhor condução no asfalto. A ciclística permite uma pilotagem, na estrada, semelhante a dos modelos esportivos.
No ano passado, a BMW superou todas as expectativas e vendeu 2,5 mil unidades - a Tiger ainda não era montada no Brasil.
Guerra pode ajudar consumidor
A chegada da Triumph parece já ter causado modificações na marca alemã: o modelo 2013 da F 800Gs, com controle eletrônico de tração, não teve seu preço alterado. Certamente, a guerra entre as duas marcas tem tudo para agradar o consumidor.