Fuja da cobrança
Alternativas ao WhatsApp, aplicativo para tablets e smartphones
Novos downloads passaram a ser cobrados, e mudança chegará a todos os usuários do app
Depois de ter anunciado o começo da cobrança para novos downloads, o aplicativo para tablets e smartphones WhatsApp deixou muitos usuários preocupados. Aos poucos, a cobrança da anuidade de US$ 0,99 (pouco mais de R$ 2) chegará a todos os mais de
25 milhões de usuários do app no mundo.
O valor é quase simbólico para um aplicativo de tanto sucesso, mas ainda assim é importante lembrar que as lojas de Google, Apple, Windows Phone e Blackberry estão cheias de alternativas para quem quiser economizar o dólar anual cobrado pelo WhatsApp. Confira algumas alternativas.
Viber
Um dos mais similares ao WhatsApp. Usa o número de telefone para identificar os usuários. Permite realizar chamadas de voz, usando rede Wi-Fi ou 3G. É possível compartilhar fotos e áudios. Conta com mais de 200 milhões de usuários no mundo.
Plataformas: iOS, Android, Blackberry e Windows Phone.
Line
Cheio de recursos visuais, é ideal para quem busca um aplicativo mais divertido. Permite mensagens de texto e voz gratuitamente. Possui a função "Shake it!". Basta chacoalhar próximo de outro usuário para adicionar um contato.
Plataformas: iOS, Android, Blackberry e Windows Phone.
Facebook Messenger
Idêntico ao chat da rede social, permite que o usuário converse com seus amigos sem precisar acessar a timeline. Conserva os filtros de privacidade do perfil original.
Plataformas:
iOS, Android, Blackberry, Windows Phone, Mozzila Firefox e Chrome.
KakaoTalk
Com uma interface muito colorida, reúne facilidade de uso e inúmeras funcionalidades.
É possível trocar mensagens com um contato ou com um grupo de até cinco participantes, compartilhar fotos, vídeos e voz.
Plataformas: iOS, Android e Windows Phone.
WeChat
Popular na China, é similar ao WhatsApp. Para fazer o registro, o usuário usa o número do telefone. É possível conectar-se à conta do facebook ou de algum e-mail para facilitar a busca por amigos. Permite compartilhar fotos, localização e vídeo.
Plataformas: iOS, Android, Blackberry e Windows Phone.
Hangouts
O aplicativo criado pela Google para substituir o Gtalk realiza envio de textos e fotos. Oferece a possibilidade de realizar conversas em vídeo com até dez contatos ao mesmo tempo. O ponto fraco é a ausência do status "invisível".
Plataforma: Android e iOS.
Skype
Lançado em 2003, sempre se destacou como um bom comunicador. Ao contrário do WhatsApp, no Skype é preciso aprovar as solicitações de amizade.
Plataformas: iOS, Android, Blackberry, Windows Phone.