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Antes que as velas se apaguem
A revisão de itens de segurança do veículo é essencial, principalmente antes de qualquer viagem
A revisão de itens de segurança do veículo é essencial, principalmente antes de qualquer viagem. É preciso checar freios, lâmpadas, sistema de arrefecimento, pneus, extintor e palhetas do para-brisa. Mas um procedimento em especial reduz os riscos de ficar empenhado na estrada: a revisão de velas e de cabos de ignição.
Quando esses componentes estão desgastados, o carro pode apresentar problemas de funcionamento. Os mais comuns são falhas durante a retomada de velocidade, dificuldade na partida do veículo, aumento do consumo de combustível e das emissões de poluentes.
A manutenção preventiva evita o desgaste prematuro de componentes e gera economia, pois o valor do reparo, na maioria das vezes, é caro.
A revisão em uma oficina de confiança torna-se primordial e evita transtornos. A precaução é ainda mais importante quando o motorista pretende percorrer trajetos mais longos, nos quais aumenta-se o risco de falhas durante ultrapassagens e retomadas.
Checagem a cada 10 mil km
A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição no mundo, recomenda a remoção das peças para inspeção a cada 10 mil km.
Velas com vida útil ultrapassada podem danificar outros componentes, como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e até mesmo o catalisador.
- A inspeção deve ser realizada por profissionais capacitados, que poderão diagnosticar os possíveis problemas de funcionamento do motor pelo estado de conservação das velas - explica o técnico da assistência técnica da NGK, Hiromori Mori.
Vale ressaltar a necessidade de equipar o veículo com as peças corretas, já que existem tipos de vela e cabos de ignição apropriados para cada modelo. A tabela
de aplicação da fabricante ou especificada no manual do proprietário do carro são as
melhores referências.
Saiba mais
- Os cabos de ignição conduzem a alta tensão produzida pela bobina (transformador) até as velas, sem permitir fuga de corrente.
- A checagem dos cabos deve ser realizada a cada 60 mil km ou três anos.
- Para os automóveis que utilizam Gás Natural Veicular (GNV) como combustível, a revisão deve ser feita a cada 30 mil km.