ClassiDiário
Criança em casa pede precaução em dobro
Alguns itens são fáceis de ajustar, como os plugues para as tomadas e protetores de quina de móveis. Outros, exigem um pouco mais de esforço
Conforme a barriga da mãe aumenta, cresce a preocupação para receber o novo membro da família. E a preparação da casa está diretamente ligada à segurança da criança, ainda mais quando ela começar a engatinhar.
Alguns itens são fáceis de ajustar, como os plugues para as tomadas e protetores de quina de móveis. Outros, exigem um pouco mais de esforço.
É recomendável elevar a prateleira dos produtos de limpeza. Porta-retratos devem ser pendurados na parede ou eliminados. Também é bom evitar tapetes escorregadios.
Segundo a coordenadora da ONG Criança Segura, Lia Gonsales, a maior causa de morte de crianças entre um e 14 anos são acidentes domésticos, que, em até 90% dos casos, podem ser evitados com prevenção.
A arquiteta Alana Scheller ressalta que, na hora de decorar o quarto do bebê, os cantos dos móveis e os puxadores dos armários devem ser arredondados.
Nas paredes, prefira tintas sem cheiro, que resistem ao mofo, são laváveis e eliminam
as bactérias.
Alguns ajustes simples
- Evite móveis com vidro ou outro material que possa quebrar e cortar.
- Evite plantas como copo-de-leite e comigo-ninguém-pode, que são tóxicas.
- Use portões de segurança no topo e na base das escadas. Caso a escada seja aberta na lateral, instale redes de proteção.
- Proteja tomadas com tampas apropriadas, esparadrapo ou fita isolante.