Ícone de aniversário
Passat completa 40 anos
Veículo da Volkswagem marcou época nos anos 70. Enquanto foi produzido no Brasil, era classe média. Hoje, importado, virou artigo de luxo
Poucos carros experimentaram tanta fama no Brasil na década de 1970 como o Passat. Num formato misto para a época, entre o sedan e o hatch, o modelo da Volkswagen conseguiu encaixe na vida de solteiro (por sua esportividade) e casados (por seu espaço).
O veículo, criado na Alemanha em 1973, e fabricado em São Paulo entre 1974 e 1988, completa 40 anos transitando em outro segmento: o dos sedans grandes, de luxo.
Se no século passado se enquadrava no orçamento da classe média, no mesmo padrão de seu colega Voyage, o carrão hoje é para poucos. Importado, vale R$ 114.480. Aos apaixonados pelo modelo, a Caranga de hoje reconta a história.
Um detalhe interessante: a quinta família do Passat chegou da Alemanha com o nome Santana e teve grande sobrevida no Brasil entre 2000 e 2006. Impulsionado por vendas na China (mesmo modelo até janeiro de 2013), foi a geração mais vendida, com 5,5 milhões de unidades.
A história no Brasil
O Passat foi fabricado no Brasil entre 1974 e 1988, com venda de 675 mil unidades. Em todo o mundo, a VW já passou a marca dos 20 milhões:
- Fabricado em São Bernardo do Campo (SP) e em Taubaté (SP), o Passat foi lançado
no Brasil em 1974. O motor 1.5, refrigerado à água, tinha quatro cilindros e gerava potência de 78cv.
- Em 1976, o motor passou a ser 1.6, com 96cv. Ficaram clássicas as versões TS e LS.
- Em 1979, ganhou versão abastecida com álcool, hoje etanol. A perua chama-se Variant, como é hoje.
- A versão esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983, com motorização 1.8.
- Já na fase de importação, em 1994 (quarta geração), o modelo passou a ser importado da Alemanha. Chegou mais potente, com motores 2.0 e 2.8. Em 1998, o destaque da quinta geração foi o motor turbo V6. A sexta geração chegou em 2005 (2.0 com 150cv).
- Em 2007, novo salto: V6, 3.2 e 250cv.
- A atual geração vendida no Brasil é a sétima, nas versões sedã e station wagon. Comercializado desde 2011, é um dos mais equipados de sua categoria: motor 2.0, com 211cv (só gasolina), transmissão automática de seis marchas. O preço sugerido é salgado: a partir de R$ 114.480. A perua Variant é mais cara: R$ 120.560 (tem o mesmo conjunto de motorização).
- Se você tem um "Passatão" dos anos 70 ou 80, conte sua história pelo e-mail felipe.bortolanza@diariogaucho.com.br ou no facebook do Diário.