Samu em xeque
Secretário confirma que havia seis ambulâncias disponíveis quando idoso passou mal no Centro
Carlos Casartelli contraria o que havia dito a coordenadora do Samu, Rosane Ciconet
Havia seis ambulâncias do Samu disponíveis, em diferentes bases da Capital, no momento em que o repórter da RBS TV Manoel Soares acionou o serviço, para que o jardineiro e segurança Orlando Francisco Rodrigues da Silva, 70 anos, fosse socorrido no Centro, na terça-feira.
A informação foi dada na tarde desta quarta pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Casartelli, e contraria o que havia dito a coordenadora do Samu de Porto Alegre, Rosane Cicconet. Ela alegou que as 15 ambulâncias das quais dispõe o serviço estavam em atendimento na hora da chamada.
Leia mais:
MP vai investigar caso do idoso que morreu após demora no atendimento
VÍDEO: Bombeiro tentou auxiliar idoso que sofreu mal súbito e morreu no HPS
Saúde afastou o médico
Orlando morreu por volta das 11h de terça-feira após aguardar vários minutos por socorro especializado no centro da Capital. O repórter Manoel Soares, que estava próximo ao local, contatou o Samu em busca de socorro. No telefonema, que foi registrado e veiculado pela RBS TV, o médico que o atendeu responde de forma ríspida e diz que não havia nenhum veículo disponível naquele momento.
Casartelli afirmou que, apesar de as ambulâncias disponíveis pertencerem a bases distantes, alguma delas deveria ter sido acionada. A Secretaria da Saúde solicitou à Procuradoria-Geral do Município (PGM) a instauração de um inquérito administrativo, e afastou o médico.