Transporte público
Tri em todas as linhas de lotação da Capital
O uso do Tri depende que o passageiro carregue o cartão com créditos da Passagem Antecipada (nos postos de recarga)
A bilhetagem eletrônica, a partir de hoje, está valendo em todas as 403 lotações distribuídas em 29 linhas que circulam pela Capital. O uso do Tri depende que o passageiro carregue o cartão com créditos da Passagem Antecipada (nos postos de recarga).
Quem recebe Vale-Transporte não pode aproveitar os créditos na lotação, mas pode carregar créditos extra no mesmo cartão. O motivo da proibição é uma lei federal, que restringe o uso de Vale-Transporte ao transporte coletivo (as lotações são consideradas transporte seletivo). Uma das principais mudanças é o pagamento da tarifa, que agora passa a ser feito quando o usuário ingressa no veículo.
Menos dinheiro circulando
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que os departamentos jurídicos da empresa e da Procuradoria Geral do Município analisam a possibilidade, em contato com o Ministério das Cidades, de enquadrar as lotações da Capital como transporte coletivo (já que transportam 21 pessoas). O presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL), Magnus Isse, afirma que ainda não foi chamado a discutir o assunto.
A implantação da bilhetagem começou no dia 1º de julho, com a linha Menino Deus, a primeira a operar com o sistema. A passagem de lotação custa R$ 4,20.
- As pessoas ainda estão se inteirando sobre o uso do cartão. Tem sido crescente o uso. Facilita a vida do usuário, que não precisa mais carregar dinheiro, o desembarque fica mais rápido e é até desinteressante para os delinquentes, porque não se tem mais tanto dinheiro circulando - observa Magnus.
Conforme a EPTC, mais de 100 mil passageiros por dia utilizam lotações.
FALA POVO!
"Eu uso mais a lotação do que ônibus. Tínhamos que poder usar o Tri Vale-Transporte na lotação também".
Caroline da Silva Silveira, 16 anos
"A lotação é a minha preferência. Só não uso quando o dinheiro está curto. Vai facilitar o cartão na lotação. Só tenho o Tri Vale-Transporte".
Ana Paula Selau, 49 anos, contabilista
"Eu não pretendo fazer o cartão para usar na lotação porque ando às vezes. Fiquei surpreso porque agora se paga na entrada".
Adão Valcir Correa, 59 anos, aposentado
"Não uso o Tri na lotação porque uso o Vale-Transporte. Pago em dinheiro, pois dá na mesma".
Anay Hoffmann, 45 anos, técnica de enfermagem
SAIBA MAIS
Posso utilizar o mesmo cartão usado nos ônibus?
- Sim. O Tri possui vários tipos de cartão. A maioria tem um espaço para colocar crédito da categoria Passagem Antecipada.
Todos os usuários de lotações deverão ter cartão do Tri?
- Não. Qualquer usuário poderá pagar com dinheiro. O uso do cartão é opcional. O que muda é que o passageiro agora paga a passagem na entrada do veículo e não mais na descida.
O Tri nas lotações dará alguma isenção ou descontos para idosos, estudantes, deficientes ou policiais?
- Não. A lei que define o sistema seletivo de lotação não oferece isenções. O Tri é uma nova maneira de pagar pelo transporte seletivo.
A lotação terá desconto na segunda passagem para aqueles que utilizam mais de uma linha para se deslocar?
Não. A chegada do Tri não muda a lei que define o sistema seletivo, mas dá ao usuário a oportunidade de pagar a passagem com um cartão eletrônico.
Onde posso fazer o cartão, ou inserir créditos?
Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC (Rua Uruguai, 45), na ATP (Avenida Protásio Alves, 3885), no Posto Integrado Terminal Triângulo (Avenida Assis Brasil - Terminal Triângulo) e também no Posto Móvel da ATP. Os locais funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 17h30min. O primeiro cartão Tri é feito gratuitamente.
Quais as diferenças?
- O crédito da Passagem Antecipada é adquirido em postos de recarga, mediante a apresentação do cartão e valor a ser pago. O crédito é inserido na hora da compra.
- O cartão Tri Escolar destina-se a estudantes e professores de instituições de ensino reconhecidas e comporta dois tipos de créditos (Escolar e Passagem Antecipada). Os dois não se somam, mas ficam no mesmo cartão.
- Já o crédito de Vale-Transporte é fornecido pelo empregador. Os créditos serão inseridos na forma de carga a bordo, ou seja, serão carregados nos validadores dos ônibus urbanos de Porto Alegre ou nos bloqueios das estações da Trensurb, em até
quatro dias úteis após o pagamento do boleto bancário emitido pelo empregador.