Embaixo d'água
Alvorada decreta situação de emergência
Enchente prejudicou dez mil pessoas e é a maior das últimas duas décadas
A prefeitura de Alvorada decretou nesta terça-feira situação de emergência devido às cheias que inundam há dez dias 31 ruas de dois bairros da cidade - Americana e Nova Americana. Pelo menos 2.500 moradias foram atingidas, prejudicando mais de dez mil pessoas. Segundo o levantamento da Defesa Civil de Alvorada, o prejuízo para a cidade ultrapassa R$ 20 milhões.
O Arroio Feijó, canal de quatro metros de profundidade, que passa ao lado dos dois bairros e segue até o Rio Gravataí - a dois quilômetros da divisa com os bairros - transbordou no dia 24 de agosto e não tem previsão de voltar ao leito.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Alvorada, Fernando Ramalho Forni, uma bomba de sucção que retira 250 litros de água por segundo - colocada em parceria com a Corsan e o DEP de Porto Alegre - está despejando a água num canal que segue até o Gravataí, já na saída para o Guaíba. A inundação, porém, baixou apenas 20 centímetros nas últimas 24 horas. Outro problema é que hoje voltou a chover.
- Esta chuva fina e contínua é o maior problema, pois ajuda a manter a cheia no mesmo nível. Esta é a maior enchente na cidade nos últimos 18 anos. As perdas ultrapassam os 20 milhões - afirma Fernando.
Para ajudar os desabrigados, a Defesa Civil de Alvorada está recebendo doações de lençóis, toalhas de banho, material de higiene, mamadeiras e fraldas descartáveis. Hoje, 76 pessoas estão abrigadas no Ginásio Municipal. As demais foram para casa de parentes.
"É uma tragédia"
- O que está acontecendo em Alvorada é uma tragédia. Somos a única cidade da Região Metropolitana ainda sem um dique que nos defenda das cheias. A construção dele é a nossa prioridade de governo - afirma o prefeito Sérgio Bertoldi (PT).
Desde a semana passada, está em avaliação na Caixa Econômica Federal um projeto que contempla com um dique no Arroio Feijó as cidades de Alvorada, Viamão e Porto Alegre. Serão R$ 220 milhões investidos em verba do governo do Estado para construir um sistema de proteção contra as cheias. A aprovação ainda não tem previsão para ser concluída.
Como ajudar Alvorada:
As doações estão sendo aceitas na Secretaria de Educação e Cultura, na Rua Wenceslau Fontoura, s/n, ao lado do Ginásio Municipal, na Vila Nova Americana. Fone para contato é: 9316-6370