Notícias



Saúde do coração

Gaúchos estão mais gordos e estressados, segundo pesquisa

Estudo da Sociedade de Cardiologia do Estado aponta o alerta aos cuidados com o coração

20/09/2013 - 09h49min

Atualizada em: 20/09/2013 - 09h49min


Aquela costela gordinha e deliciosa, que é a estrela do nosso churrasco, está longe de ser inocente. Em excesso, ela integra uma lista de vilões que comprometem a saúde do coração dos gaúchos, aliada a hábitos como tabagismo, estresse e falta de exercícios.

Uma pesquisa apresentada pela Sociedade de Cardiologia do Estado (Socergs), desenvolvida pelo Instituto Methodus, revela que os gaúchos estão com sobrepeso, mais cansados e estressados.

Mudança pela educação

Foram entrevistadas 1,5 mil pessoas em 25 municípios. Os resultados foram comparados aos da mesma pesquisa de 2010, acendendo um alerta aos cuidados com o coração.

- A doença cardiovascular é a principal causa de morte no Estado, e os números não apontam que isso vai mudar - observa a vice-presidente da Socergs, Carisi Polanczyk.

Para o presidente da entidade, Justo Leivas, o caminho para transformar esse cenário passa por cuidados individuais e pela educação:

- É preciso trabalhar o assunto nas escolas. O peso médio dos gaúchos subiu de 72,9kg para 75,1kg (3%) em três anos. O churrasco aparece até duas vezes por semana no prato de 59,4% dos entrevistados.

Relatos de sentir cansaço e estresse "muitas vezes" foram apontados por 36,3% das mulheres e 22,6% dos homens. Nesse ponto, a faixa dos 25 a 34 anos é a mais atingida. E 49% dizem não se exercitar regularmente.

Cuide da sua saúde

Não fume
Mantenha o peso adequado
Faça atividade física - pelo menos 150 minutos por semana (ou 30 minutos por dia)
Reduza a quantidade de sal na alimentação
Restrinja o consumo de carne vermelha a cinco porções por semana - e sem gordura. Costela e entrecot são os cortes mais prejudiciais à saúde
Evite frituras, doces e alimentos industrializados
Consuma pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras por dia
Procure um médico, acompanhando os índices de colesterol, glicose e medindo a pressão
Reserve um tempo para o lazer

Semana do coração

Entre 23 e 29 de setembro, será realizada a Semana Estadual do Coração. Haverá profissionais à disposição da população para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) e medir a pressão e a circunferência abdominal nos seguintes locais:

Assembleia: dia 24, das 10h às 17h
Esquina Democrática: dia 27, das 10h às 14h
Redenção (em frente ao Brique): dia 29, das 9h às 17h

Fala, povo!

- Aumentei de peso e estou muito estressada. O ritmo de vida é tão corrido, não dá nem tempo de se alimentar direito ou fazer exercício físico. Queria ter outro ritmo, mas falta coragem.
Leila Regina Flem, 49 anos, servidora pública, Capital

- Estava só seguindo a maré, a saúde vai ficando em segundo plano. Não tenho feito atividade física e poderia comer mais salada e frutas.
Viviane Fortes, 39 anos, servidora pública, Capital

- Estou mais estressada e aumentei de peso. O que incomoda é a falta de tempo para descansar. O que eu quero mesmo é ter força de vontade e parar de fumar.
Ligia Duarte, 25 anos, auxiliar de limpeza, Capital

- Pesava 120kg. Perdi 30kg em três meses, fazendo exercícios e cortando refri e doces.
Gustavo Santoro Lima, 22 anos, comerciário, Capital


MAIS SOBRE

Últimas Notícias