Trato no carro
Lavagem correta do seu veículo vale ouro
Caranga & Cia reuniu algumas dicas de como lavar o seu carro
A lavagem mal realizada pode ser um dos principais fatores que riscam, desprotegem e danificam a pintura do seu carro. Na hora de revender, um veículo com aparência de velho ficará encalhado na sua garagem, gerando prejuízo.
Por isso, a coluna reuniu algumas dicas de como lavar o seu carro. Lembre-se que o automóvel deve se encontrar em local com sombra - isso evitará que os raios ultravioletas em contato com os xampus automotivos manchem a pintura do carro.
E atenção: a lataria deve estar fria. É recomendado o uso de xampu automotivo ou sabão neutro. Jamais detergentes.
Passo a passo
LAVAR
- Pegue um balde limpo e inclua o xampu. Utilizando uma torneira com pressão, despeje água até que se forme um espuma consistente. Se preferir sabão, use o neutro. Detergente? Nem pensar.
- Com uma mangueira (com pressão), retire a sujeira grossa da superfície do carro. Nunca misture querosene na água imaginando que irá auxiliar na limpeza da lataria. Pelo contrário: danificará a pintura do automóvel, e em muitos casos de forma definitiva.
- Com uma esponja grossa, lave a lataria superior do carro (teto) com a espuma que reservou no primeiro balde. Continue pelo capô, as partes laterais, os vidros laterais, para-brisas e porta-malas, sempre retirando a espuma do xampu com água, evitando que ele seque sobre a superfície.
- Evite fazer muita força, pois é grande a chance de provocar algum arranhão em função da sujeira grudada na lataria.
- Após lavar toda a lataria e vidros, passe para os pneus e às rodas.
- Na parte de dentro, use um aspirador de pó para o carpete e os bancos.
- No painel e nas partes plásticas, use um pano úmido.
- Importante: não se arrisque a lavar o motor. Procure ajuda especializada, de preferência com algum mecânico de confiança.
SECAR
- Siga o mesmo roteiro da lavagem, começando pelo teto.
- Evite utilizar panos ou camisetas velhas para secar a superfície do veículo pois eles poderão riscar a pintura do carro, além de deixar fiapos que atrapalharão a aplicação da cera automotiva.
- Para os vidros, uma dica antiga ainda está valendo: use jornal. O vidro ficará brilhando.
- Se o vidro traseiro tiver desembaçador, passe o pano com calma para não estragá-lo.
ENCERAR
- Finalize com um cera: além de proteger a pintura do veículo, evita a impregnação da sujeira e facilita as próximas lavagens.
- Ceras em pasta facilitam a remoção de sujeiras nas próximas lavadas. Passe em movimentos circulares e, depois, com outro pano, limpe o excesso.
- Para deixar os pneus brilhantes, existem produtos conhecidos como "pretinhos". Mas é possível fazer uma versão caseira: misture glicerina (100ml), álcool (50ml) e água (50ml).