Notícias



Informática Fácil

Oigaletchê.com.br: gauchada está conectada no Acampamento Farroupilha

Da tela de um computador, de um tablet ou de um smartphone podem acompanhar o dia a dia da Semana Farroupilha por meio de duas iniciativas macanudas

17/09/2013 - 08h40min

Atualizada em: 17/09/2013 - 08h40min


O funcionário público Cláudio Ourique, 61 anos, aproveita sinal aberto para estar conectado

Em setembro, gaúchos de todas as querências espalhados pelo mundo se mantêm conectados ao pago via internet. Da tela de um computador, de um tablet ou de um smartphone podem acompanhar o dia a dia da Semana Farroupilha por meio de duas iniciativas macanudas. A transmissão online do evento por uma webtv e pelo site do Piquete Rodrigo Cambará, que instalou 20 câmeras em vários pontos do acampamento, e tem contas abertas no twitter e no facebook.

Nesta época, a festa buenacha que se realiza nesse rincão urbano viaja para outros continentes por meio de vídeos, fotos, sons e textos postados em sites, blogs e, principalmente, em redes sociais como o twitter, o facebook e o instagram. Sem frescura, patrões, xirús, baguais e prendas que se prezem têm de charlar no meio virtual para manter acesa a chama da tradição. A WebTV apresenta uma programação diversificada, com entrevistas e transmissão das atividades dos gaudérios.

Um taura charlando no facebook

No galpão central, onde está instalada a parte administrativa e de comunicação do acampamento, tauras com dispositivos móveis como o funcionário público Cláudio Ourique, 61 anos, aproveitam o sinal aberto da internet para se comunicar com a gauchada que encara a tecnologia de peito aberto. Ele tem 560 amigos no Facebook.

- É como diz o gaúcho: semo (somos) grosso (grossos), mas não semo (somos) burro (burros). Internet e chimarrão têm de andar juntos - brinca Cláudio.

Ele integra a equipe do MTG que ajuda a coordenar a festa. Com a cuia de chimarrão ao lado do notebook e a faca atravessada na guaiaca, ele se aprochega perto da telinha pra começar a trabalhar.

- Se eu quero baixar foto é demorado, mas pra passar e-mail dá -afirmou.

Site bagual com link para o twitter

Presente no acampamento desde 1989, quando os piquetes ainda eram cobertos por lona, o patrão do Piquete Rodrigo Cambará, Renato Souza, é um gaúcho com um olho no passado e outro no futuro. Em 2005, o piquete passou a transmitir a festa em tempo real pelo site que pode ser lido em três idiomas (português, inglês e espanhol) e tem links para o twitter e para o facebook.

No primeiro ano, a página teve 5 mil acessos. No ano passado, o site teve 97 mil visitas de pessoas que vivem em mais de 30 países. A central de monitoramento conta com monitor de tevê e computador para mandar informações do Parque Harmonia para o Mundo.

- Devemos preservar as coisas do passado, sem esquecer de olhar para o futuro. E a internet é o meio de fazer esta conexão - disse Renato.

Onde ver

www.tvtradicao.com.br

www.facebook.com/claudio.ourique

www.piqueterodrigocambara.com.br

www.facebook.com/pqtrodrigocambara

www.twitter.com/pqt_rc


MAIS SOBRE

Últimas Notícias