Banheiros públicos
Prédio com sanitários na Praça da Alfândega depende de instalação elétrica para ser liberado
No aperto, tem quem faça xixi na rua no Centro de Porto Alegre
Às 11h de ontem, a engraxate da Praça da Alfândega, Vera Regina Pereira da Silva, 50 anos, já havia respondido a mesma pergunta feita por dez pedestres. Todos queriam saber onde havia um banheiro público para utilizar.
- Olha, muitos fazem na rua mesmo. Outros vão no shopping (Rua da Praia) e nos bares, mas nem todos liberam. Em alguns, é preciso consumir alguma coisa para usar - afirmou Vera.
Falta instalação da rede elétrica
O prédio com os novos sanitários da Alfândega está pronto há cerca de um mês, mas a liberação depende da instalação da rede elétrica. A obra de revitalização da praça prevê ainda espaço para café e bancas. A revitalização da área integra o Projeto Monumenta de recuperação e restauração do patrimônio público. As mudanças são visíveis. Os caminhos foram refeitos, a vegetação está bonita e a praça ganhou nova iluminação.
Bares exigem consumo
Mas, na hora do aperto, a beleza da paisagem é o que menos importa para quem precisa fazer aquele pipi com urgência urgentíssima. Para o motorista de ônibus Silvio Luiz Kalato, 63 anos, que passa as horas de folga sentado num dos bancos, a falta de um banheiro para o público é inadmissível num ponto de grande circulação de pessoas.
- Temos de procurar um lugar, ir nos bares, mas, às vezes, eles não costumam emprestar não - reclama Silvio.
Idosos falam de constrangimento
Bancário aposentado, Manoel Ávila, 90 anos, também se queixa.
- Existem poucos no Centro. Além disso, é constrangedor ter de chegar num bar e pedir para usar o banheiro - disse o idoso frequentador da Praça da Alfândega.
Alternativas ficam a dois minutos
O prédio público mais próximo dali é a Casa de Cultura Mário Quintana, na Rua dos Andradas, e assim mesmo o cidadão desesperado para entrar no toalete precisará subir, de escada ou elevador, dois andares para finalmente conseguir se aliviar.
Um trajeto de 500m feito em dois minutos. O Centro de Saúde Santa Marta, na Rua Capitão Montanha, é outra alternativa, mas fica a 400m da Alfândega, um trecho que também é percorrido em dois minutos.
Módulos só serão entregues em novembro
A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre (Smic) informa que os espaços estão em fase final de construção na Praça da Alfândega. A liberação dos módulos deverá acontecer em novembro.
Atualmente, técnicos da Smic e da Cultura estão elaborando um Termo de Referência (TR) para licitar os espaços, a manutenção e limpeza dos banheiros. O TR informará detalhadamente as áreas e como serão licitadas.
Quando o termo for concluído, será lançado o edital de licitação (concorrência pública).