Perigo vem e chiadeira vai
Rotatória da dor de cabeça na BR-116, em Guaíba
Acesso aos bairros Cohab e Jardim Santa Rita provoca reclamações de moradores e motoristas

A nova rotatória da BR-116, que dá acesso aos dois maiores bairros de Guaíba (Cohab e Jardim Santa Rita), tem dado dor de cabeça aos motoristas desde a inauguração, quinta-feira passada. Pelo menos dois acidentes, um deles com vítima fatal, ocorreram na área criada a partir da duplicação da estrada entre o km 296 e o km 300 (do acesso à Avenida Nei Brito até entrada de Guaíba).
Antes, havia apenas uma pista para ambos os sentidos. Para entrar no bairro vindo de Porto Alegre, aguardava-se no acostamento para cruzar a via. Agora, com a rotatória, o motorista precisa usar a pista da esquerda, o que pode gerar congestionamento na rota expressa.
- Parar no meio da rodovia para entrar numa rotatória é pedir para ser levado por uma carreta. Os cones indicando a entrada não vão adiantar. Ficou confuso - reclamou o empresário Guilherme Azambuja, de Butiá.
Novo protesto impede fluxo
De acordo com o chefe da delegacia da Polícia Federal em Eldorado do Sul, inspetor Marcelo Remião, houve reuniões com a Concepa antes da liberação, quando foi expedida a liberação do tráfego, e depois do acidente com vítima fatal, no sábado. Deve ocorrer mais uma:
- Pediremos à Concepa a colocação de redutores de velocidade no trecho, pois os motoristas não estão respeitando os 40km/h indicados.
Na manhã de ontem, pela segunda vez, familiares e amigos da atendente de padaria Janaína Borges, 33 anos, que morreu num acidente envolvendo uma carreta e o Clio dirigido por ela, fecharam as duas pistas da BR-116 por cerca de uma hora.
Familiares querem ver as imagens
Segundo o marido da vítima, Cléber Nunes, eles pediam maior sinalização e redutores de velocidade no trecho. Ele também quer ter acesso às imagens do acidente captadas pelas câmeras da Concepa:
- Minha mulher se foi, mas queremos ajudar a salvar outras.
A Concepa informou que a família poderá ter acesso às imagens se a DP enviar ofício. O carro de Janaína foi atingido por uma carreta que ia no sentido Guaíba-Porto Alegre. A vítima acabou sendo projetada para fora do veículo.
Redutores serão instalados
Segundo a Concepa, foram colocadas cinco placas informando as mudanças no trecho ao longo de 300m da via, no sentido Guaíba-Porto Alegre, e outras quatro placas, no sentido Porto Alegre-Guaíba.
Assim que a chuva cessar, serão instalados tachões. A parada de ônibus, que hoje está improvisada entre a rotatória e o acesso ao bairro, deverá ser trocada de lugar.
A liberação da duplicação é a primeira parte de um projeto que planeja a construção de um viaduto na entrada dos dois bairros, exigência antiga dos moradores. A meta da Concepa é concluir as obras em 2014.