Planeta Moto
Scooters: pequenas começam a ganhar seu espaço
Práticas, econômicas e confortáveis, as pequenas motos vão angariando fãs em todo o país
De todos os países do bloco conhecido como Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), o Brasil é o único em que as scooters perdem (e de longe) para as motos street. Em praticamente toda a Europa e Ásia, as motinhos sem marcha e com "chãozinho" para os pés dominam até 90% do mercado.
Por aqui, elas ainda não representam 5% das vendas. Porém, nos últimos cinco anos, o mercado começou a apresentar sinais de mudança.
As vendas deste tipo de veículo cresceram 801,4%, passando de 3.280 unidades, em 2007, para 29.566, em 2012, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motos (Abraciclo). Em relação às motos convencionais, estes veículos proporcionam menos agilidade no trânsito. Mas se diferenciam pelo conforto e economia de combustível - sobretudo os de menor cilindrada.
Praticidade tem atraído adeptos
Muita gente tem trocado carros, transporte público e até motos tradicionais pelos pequenos veículos com câmbio automático, assoalho para os pés, maior proteção aerodinâmica e espaço para levar objetos embaixo do banco.
Diferenças entre Cub e Scooter
- Os modelos cub têm, na maioria das vezes, câmbio semiautomático e pouco (ou nenhum) espaço para carga sob o banco. As scooter têm ambos.
- As cub não têm assoalho.
- Exemplos de Cub: Honda Biz e Yamaha Cripton. De scooter: Honda PCX 150 e Dafra Citycom 300.
Há espaço ainda para crescer
Apesar de disparar em cinco anos, os números do segmento no Brasil não impressionam. Na Itália, por exemplo, scooter representam mais de 70% das vendas. Em 2012, mesmo com o mercado italiano em crise, foram emplacadas 147.119 unidades, de acordo com a Ancma, a associação de motos no país.
No Brasil, são pouco mais de 30 mil unidades por ano, e o segmento representa apenas 1,8% das vendas.
Líder de mercado, a Honda oferece por aqui duas opções: a Lead e a PCX 150 - a Biz é uma cub. Na Itália, a fábrica japonesa vende 13 modelos de scooter.