Vassoura de campeã
Suelen Abreu, a Mais Bela Gari da Capital, volta ao batente
Diário Gaúcho acompanhou o primeiro dia de trabalho da gari, que virou celebridade na Zona Sul
Ela se tornou uma celebridade. Ontem, no primeiro dia de trabalho da semana, Suelen Weber Abreu, 21 anos, de vassoura em punho foi saudada por quem reconheceu a vencedora do concurso a Mais Bela Gari de Porto Alegre.
Depois de dois dias curtindo a vitória, ela retomou a rotina de trabalho nas ruas do Bairro Belém Novo. Mas revela que está com a agenda cheia. No domingo, fez um churrasco com a família e os amigos. E perdeu as contas de quantas entrevistas concedeu à imprensa.
- As pessoas vinham com o Diário Gaúcho (ela está na capa da edição de segunda) pra me pedir autógrafo. Todo mundo quer tirar foto - conta a campeã.
Depoimentos nas redes sociais e mensagens no celular chegaram inclusive de desconhecidos. Com tanto carinho, Suelen está radiante:
- Não parei um minuto, está sendo muito bacana.
Trabalho em equipe
Ontem foi o dia de retornar ao convívio dos colegas, que ficaram na torcida. Ela trabalha na equipe que atende o Bairro Belém Novo e seu entorno. Depois de fazer um curso de líder, a vencedora agora faz estágio na área. Quando a coordenadora precisa sair, ela assume.
- É preciso ter responsabilidade para cuidar de uma equipe. Gosto de trabalhar com eles. E aí a gente vira um pouco psicóloga, mãe, amiga - explica.
Apesar da fama, algumas coisas permanecem iguais: a maquiagem e os brincos já faziam parte do visual, bem como a alegria no dia a dia:
- Eu tô sempre brincando, nunca ficamos quietos.
Orgulho das colegas
Quando Suelen pensou em se inscrever no concurso, uma das primeiras a incentivá-la foi a colega Tânia Maria Mello dos Santos, 64 anos. De tanto a turma falar, ela decidiu participar.
- Ela é bonita, jovem, querida. Disse que ganharia. Fiquei faceira - contou Tânia.
A colega e amiga Cristina Gomes dos Santos, 39 anos, acredita que o jeito alegre de Suelen foi um dos fatores que influenciou na conquista.
- Torci o tempo todo. Ela trata todo mundo igual, não deixa ninguém quieto, está sempre de alto astral - revela Cristina.
A coordenadora da equipe em que Suelen trabalha, Olga Maria D'Ávila, 53 anos, também não poupa elogios à Mais Bela Gari de Porto Alegre. Diz que é o seu braço direito no dia a dia:
- Eu acho que ela vai representar muito bem a nossa profissão. Agora é só tocar em frente.
Professora do meio ambiente
Suelen aguarda com ansiedade a data da viagem para Gramado, que está incluída entre os prêmios do concurso. E não vê a hora de poder começar a atuar como uma divulgadora da educação ambiental.
Sua vontade é trabalhar com crianças e ensiná-los, desde cedo, a importância de não jogar lixo no chão e colaborar com o meio ambiente. Afinal, "eles são o futuro".
- Quero poder passar um pouco do meu conhecimento para as pessoas. É possível separar o lixo e até ganhar dinheiro com ele - ensina.