Fique alerta
Saiba como se proteger dos animais peçonhentos no verão
Altas temperaturas favorecem o aparecimento de cobras, aranhas, lagartos e escorpiões

O calor dos últimos dias é uma prévia do que vem por aí e deve servir de alerta para as pessoas manterem os pátios limpos. Acúmulo de lixo, restos de entulhos e aquelas pilhas de telhas e madeiras no terreno são abrigos certos para animais peçonhentos em busca de abrigo e comida. A proximidade de matas e terrenos baldios também requer atenção.
Use botas ao limpar o jardim
No verão, as altas temperaturas favorecem o aparecimento de cobras, aranhas, lagartos e escorpiões. Portanto, cuidado! Segundo a bióloga do Centro de Informação Toxicológica (Cit), Kátia Moura, basta um ambiente propício para uma espécie procriar:
- Eles se aproximam das residências em busca de comida e água, por isto é importante manter ralos, portas e janelas vedados.
A bióloga explica que a lagarta urticante, o popular bicho- cabeludo, que se apoia em folhas, galhos e tronco das árvores, causa queimação na pele. A sensação é a mesma da pessoa que se encosta no ferro de passar roupa.
- Ao limpar o jardim é recomendável o uso de botas para evitar picadas de cobras, aranhas e escorpiões, especialmente o preto - explicou Kátia.
Depois do incidente: o que fazer?
- Procure, o mais rápido possível, atendimento médico no Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre.
- Ligue para o Cit, que dá orientações sobre como proceder. O telefone é o 0800-721-3000. Funciona 24 horas por dia.
- O telefone da Equipe Vigilância de Zoonoses é 3289-2451, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Principais espécies
ARANHAS
- Caranguejeira: cor marrom-escura, coberta de pelos, pode atingir até 25cm de comprimento com as patas estendidas. Dificilmente pica. O que ocorre é uma dermatite pela ação irritante dos pelos.
- Aranha-de-jardim: tem coloração acinzentada. O animal adulto tem envergadura de 5cm a 6cm. Habita campos e gramados. No local da picada pode haver descamação.
- Aranha-marrom: tem cor avermelhada. Vive sobre cascas de árvores e casas. Só pica quando é amassada. No momento da picada, há pouca dor, mas de 12 a 24 horas após, ocorre necrose.
- Armadeira: tem cor marrom acinzentada. Fica em terrenos baldios, sob cascas de árvores. É agressiva. Após a picada, ocorre dor intensa.
ESCORPIÕES
- Escorpião-preto: é o mais comum no Estado. É preto ou marrom escuro ou corpo escuro com patas marrom mais claro.
SERPENTES
- Jararaca: tem coloração marrom esverdeada. Pode medir 1m de comprimento. Na Capital, podem aparecer em áreas com mato.
- Cruzeira: tem coloração marrom. Medindo cerca de 1m, vive em vegetação rasteira, perto de açudes.
- Cascavel: marrom-amarelada, tem chocalho na cauda. Aparece em locais pedregosos e picos de morro.
TATURANA
- É marrom esverdeada, com cerdas verdes na base e preta nas pontas. De dia, fica no caule das árvores. À noite, sobe na copas das árvores para se alimentar.
Cuidados
- Mantenha o pátio e o jardim limpos para afastar ratos, que são alimento para cobras. Evite acumular lixo em casa para não atrair baratas - refeição de escorpiões. Coloque tela nos ralos.
- Sacuda lençóis, roupas e cobertores e olhe bem os sapatos antes de calçá-los.
Mais problemas
- O bicho-do-pé é uma pequena pulga. Seus hospedeiros são o homem e os animais de sangue quente como cão e porco. A pulga fêmea penetra na pele, onde se alimenta de sangue e desenvolve seus ovos. No local onde a pulga penetra, fica um ponto escuro que provoca dor, coceira e desconforto. São encontradas em locais secos e arenosos.
- O bicho-geográfico é causado por larvas oriundas das fezes de cães e gatos que penetram na pele. Os sintomas são linhas esbranquiçadas na pele e prurido. Estas larvas são encontradas com mais frequência em areia úmida.
- O principal causador das micoses são os fungos, que podem estar no ambiente e na pele de animais ou pessoas. Prurido, vermelhidão, coceira e descamação da pele são alguns dos sintomas. Esses fungos têm preferência por locais úmidos.
- Evite contato direto com areia, não leve animais para beira da praia, use sempre chinelos ou sapatos fechados e mantenha a região entre os dedos dos pés e das mãos e a virilha sempre secas.
Atendimentos
Dados do HPS em 2013:
Mordida de cobra
Na área ambulatorial: 28
Hospitalizados: 14
Outras mordeduras:
Na área ambulatorial: 281
Hospitalizados: dois
Picada de aranha
Na área ambulatorial: 376
Hospitalizados: quatro