Transporte
Tarifa única de ônibus metropolitanos deve começar a valer na próxima semana
Valor deveria ter sido aplicado nesta segunda-feira, 17 de fevereiro
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) adiou para o dia 27 de fevereiro a entrada em vigor das novas tarifas dos ônibus metropolitanos que atendem o eixo norte.
A recomendação partiu do departamento jurídico do órgão atendendo solicitação da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) para que a medida tenha validade 15 dias após a aprovação. Os novos preços foram referendados no último dia 12.
A tarifa para o deslocamento entre as cidades de Canoas, Esteio, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo passa a ser única, de R$ 2,65. Já o valor do deslocamento dessas cidades para Porto Alegre - ou da Capital para esses municípios - será de R$ 3,15.
A nova tarifa valerá para a linha comum das empresas Real Rodovias, Central e Vicasa e deve beneficiar 250 mil usuários por semana. Também ficou definido que as empresas de transporte coletivo terão até a primeira quinzena de abril para apresentar o cronograma de renovação da frota. A proposta aprovada prevê pelo menos 20 novos veículos por ano gerando mais qualidade e conforto aos usuários.
De acordo com o superintendente, Oscar Escher, o projeto elaborado pela Metroplan tem o objetivo de atrair mais usuários para o transporte rodoviário e preparar o sistema para a integração, inclusive com o trensurb. Hoje, há 20 mil lugares por dia e 520 mil lugares por mês disponíveis nos coletivos que operam no sistema de transporte do eixo norte. Uma das estratégias da Metroplan foi reduzir de 11 para duas tarifas.