Novela sem fim
Duplicação na ERS-118? Só de buracos
Com obras atrasadas e em péssimo estado, rodovia que cruza seis municípios da Região Metropolitana tem até sinalização alertando das más condições
Nem tudo está perdido. No Rio Grande do Sul, pelo menos as placas de sinalização viária são confiáveis. Veja o exemplo desta foto feita ontem na ERS-118, a rodovia eternamente em obras. Não é piada. A placa de advertência informa, como se preciso fosse, que uma das pistas mais malcuidadas do Estado tem defeitos em um de seus trechos.
A placa fica a 200m de uma curva acentuada, no km 24, antes da ponte no limite entre Gravataí e Alvorada.
Alerta é precioso
Para o motorista desavisado, o alerta é precioso. Afinal, ele terá alguns segundos para testar sua habilidade ao volante diante da fila de buracos que encontrará pela frente. Mas para condutores como o operador de máquinas Airton de Castro, 53 anos, que arriscam a vida diariamente no trecho repleto de armadilhas, o recado previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) soa como um deboche.
- É uma vergonha. Em vez de colocar uma placa destas, deveriam corrigir o defeito - entende Airton.
- Eles têm é que arrumar e não colocar placa - reclama a dona de casa Ana Maria da Luz, 35 anos.
No artigo primeiro, o CTB afirma que os órgãos de trânsito devem responder por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o direito ao trânsito seguro.
Daer só se manifesta hoje
No caso da placa, a norma foi cumprida parcialmente. O engenheiro responsável pela manutenção da via cumpriu o seu papel ao fazer o alerta, mas o Estado não resolveu o problema da pista.
A reportagem entrou em contato com o Daer, mas o responsável pela região está em viagem e só se manifestará hoje.
Obra se arrasta há oito anos
A duplicação de 22,2km da ERS-118 teve início em 2006, mas, até o momento, pouco foi concluído.
Do total, apenas 2km foram liberados em setembro de 2013, do km 6,5 ao km 8,5, entre o Arroio Sapucaia e a empresa Bettanin.
O governo do Estado pretendia entregar mais 4km neste mês, mas a negociação para aprovação de aditivos nos contratos, o período de férias e os entraves históricos das licitações prejudicaram o planejamento. Resultado: usuários da ERS-118 terão que esperar mais um pouco para trafegar em novos trechos de pista nova.
O objetivo é concluir um trecho de 3km em Gravataí, onde faltam ainda a pintura e a sinalização. A primeira liberação de pista nova em Gravataí deverá ocorrer em abril. Em junho, a intenção é ter, pelo menos, mais 1km pronto no trecho de Sapucaia do Sul.
A previsão do governo do Estado é que a obra, que teve o custo de mais de R$ 200 milhões, esteja pronta até o final do ano.
Um raio-x da estrada
- São 80km de estrada, entre Sapucaia do Sul e o distrito de Itapuã, em Viamão.
- O trecho mais movimentado, e no qual há a promessa de duplicação, tem 22,2km, e vai de Sapucaia do Sul, no entroncamento com a BR-118, a Gravataí, no entroncamento com a BR-290.
- Até o momento, apenas o trecho de 2km entre o Arroio Sapucaia e a empresa Bettanin, em Esteio (do km 6,5 ao km 8,5), está duplicado.
- Pela estrada, que passa pelos municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão, circulam diariamente em torno de 20 mil veículos.
Aviso é válido
Segundo o especialista em engenharia de tráfego e segurança viária Mauri Panitz, todas as situações de risco na rodovia devem ser devidamente sinalizadas. Geralmente, a placa é amarela com fundo preto e, em casos extremos, vermelha com fundo branco.
Mauri explica que a pista com defeitos é aquela em que há degradação do pavimento, com afundamento do asfalto e surgimento de buracos:
- Pelo menos, o camarada foi informado que deve moderar a velocidade porque a rodovia não está boa.