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Novela sem fim

Duplicação na ERS-118? Só de buracos

Com obras atrasadas e em péssimo estado, rodovia que cruza seis municípios da Região Metropolitana tem até sinalização alertando das más condições

19/03/2014 - 09h01min

Atualizada em: 19/03/2014 - 09h01min


Nem tudo está perdido. No Rio Grande do Sul, pelo menos as placas de sinalização viária são confiáveis. Veja o exemplo desta foto feita ontem na ERS-118, a rodovia eternamente em obras. Não é piada. A placa de advertência informa, como se preciso fosse, que uma das pistas mais malcuidadas do Estado tem defeitos em um de seus trechos.

A placa fica a 200m de uma curva acentuada, no km 24, antes da ponte no limite entre Gravataí e Alvorada.

Alerta é precioso

Para o motorista desavisado, o alerta é precioso. Afinal, ele terá alguns segundos para testar sua habilidade ao volante diante da fila de buracos que encontrará pela frente. Mas para condutores como o operador de máquinas Airton de Castro, 53 anos, que arriscam a vida diariamente no trecho repleto de armadilhas, o recado previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) soa como um deboche.

- É uma vergonha. Em vez de colocar uma placa destas, deveriam corrigir o defeito - entende Airton.

- Eles têm é que arrumar e não colocar placa - reclama a dona de casa Ana Maria da Luz, 35 anos.

No artigo primeiro, o CTB afirma que os órgãos de trânsito devem responder por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o direito ao trânsito seguro.

Daer só se manifesta hoje

No caso da placa, a norma foi cumprida parcialmente. O engenheiro responsável pela manutenção da via cumpriu o seu papel ao fazer o alerta, mas o Estado não resolveu o problema da pista.

A reportagem entrou em contato com o Daer, mas o responsável pela região está em viagem e só se manifestará hoje.

Obra se arrasta há oito anos

A duplicação de 22,2km da ERS-118 teve início em 2006, mas, até o momento, pouco foi concluído.

Do total, apenas 2km foram liberados em setembro de 2013, do km 6,5 ao km 8,5, entre o Arroio Sapucaia e a empresa Bettanin.

O governo do Estado pretendia entregar mais 4km neste mês, mas a negociação para aprovação de aditivos nos contratos, o período de férias e os entraves históricos das licitações prejudicaram o planejamento. Resultado: usuários da ERS-118 terão que esperar mais um pouco para trafegar em novos trechos de pista nova.

O objetivo é concluir um trecho de 3km em Gravataí, onde faltam ainda a pintura e a sinalização. A primeira liberação de pista nova em Gravataí deverá ocorrer em abril. Em junho, a intenção é ter, pelo menos, mais 1km pronto no trecho de Sapucaia do Sul.

A previsão do governo do Estado é que a obra, que teve o custo de mais de R$ 200 milhões, esteja pronta até o final do ano.

Um raio-x da estrada

- São 80km de estrada, entre Sapucaia do Sul e o distrito de Itapuã, em Viamão.

- O trecho mais movimentado, e no qual há a promessa de duplicação, tem 22,2km, e vai de Sapucaia do Sul, no entroncamento com a BR-118, a Gravataí, no entroncamento com a BR-290.

- Até o momento, apenas o trecho de 2km entre o Arroio Sapucaia e a empresa Bettanin, em Esteio (do km 6,5 ao km 8,5), está duplicado.

- Pela estrada, que passa pelos municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Viamão, circulam diariamente em torno de 20 mil veículos.

Aviso é válido

Segundo o especialista em engenharia de tráfego e segurança viária Mauri Panitz, todas as situações de risco na rodovia devem ser devidamente sinalizadas. Geralmente, a placa é amarela com fundo preto e, em casos extremos, vermelha com fundo branco.

Mauri explica que a pista com defeitos é aquela em que há degradação do pavimento, com afundamento do asfalto e surgimento de buracos:

- Pelo menos, o camarada foi informado que deve moderar a velocidade porque a rodovia não está boa.


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