Notícias



O povo quer asfalto

Cansados de comer pó, moradores de Alvorada usam faixas para chamar atenção da prefeitura

Moradores esperam há mais de 20 anos por asfaltamento em rua do bairro Intersul

12/04/2014 - 11h01min

Atualizada em: 12/04/2014 - 11h01min


<STRONG&>Foto: Arte, Diário Gaúcho

Roberto de Souza com cartaz de protesto em frente à residência na rua Manoel Bernardes, no bairro Intersul, em Alvorada

As frases estampadas nas faixas de plástico fazem parte do protesto silencioso que os moradores da Rua Manoel Bernardes, no Bairro Intersul, em Alvorada, decidiram começar há cerca de um mês. Há mais de 20 anos, segundo quem mora na via, existe a promessa por parte da prefeitura de asfaltar os mil metros por onde passa diariamente uma linha de ônibus.

Porém, cansadas de esperar por respostas que jamais vieram da prefeitura, parte das cerca de cem famílias da rua começaram a instalar as mensagens nas frentes das casas para chamar a atenção do poder público.

- Os políticos desta cidade só nos procuram em ano eleitoral. Desta vez, a única placa que ficará na frente da minha casa será a do pedido de asfalto. Não aguentamos mais a poeira - desabafa Marlene Almeida Carvalho, 61 anos, que há duas décadas passa os dias com as portas e janelas fechadas na tentativa de evitar o pó dentro de casa.


"Ninguém faz nada"

Apesar de aparentar ser uma via tranquila, é quando caminhões e o ônibus da linha passam por ela que "o pó come", como falam os moradores. Na sala de estar de Santelina Vieira Rodrigues, 62 anos, mais uma cor se juntou à estante marrom da família: a da poeira.

- No início, eu tirava pó dos móveis mais de uma vez por dia. Agora, cansei. Para piorar, ganhei problemas respiratórios de tanto comer pó - conta Santelina.

Fora a situação em dias ensolarados, quando chove a via curvilínea se torna ainda mais problemática. Se a chuva é forte, canaletas se abrem no meio da via por onde escorre a água, atrapalhando a passagem dos veículos. Cascatas se formam em direção às ruas mais baixas que cruzam a Manoel Bernardes e que também são de terra.

- A sensação que se tem é que o nosso bairro foi esquecido pela administração municipal. Ninguém faz nada. Por isso, precisamos expressar a nossa indignação - afirma Fátima Gastring, 49 anos, que faz parte da comissão de dez moradores da rua designada para tratar do assunto com a prefeitura.

Protesto e promessas

A maior faixa de protesto está na frente da casa do presidente da comissão de moradores da Rua Manoel Bernardes, o serralheiro Leonardo Robeiro, 43 anos, que mora há 25 anos na avenida asfaltada que faz esquina com a via empoeirada.

- Faço parte da comissão porque conheço todos os moradores e a poeira da rua é tanta, que chega na avenida. Se não falarmos, ninguém nos ajudará - acredita Leonardo.

No início deste ano, quando não choveu por dias em Alvorada e o pó tomou conta da região, os moradores da rua trancaram a via e exigiram a presença do prefeito para dar satisfações.

- Apenas um representante da prefeitura esteve aqui e prometeu nos dar uma resposta até março. Porém, já estamos em abril e nunca recebemos retorno da prefeitura - revolta-se Leonardo.

Prefeitura não dará asfalto, mas promete melhorias

Conforme nota oficial da assessoria de imprensa da prefeitura de Alvorada, "a Secretaria de Obras e Viação da Prefeitura deve realizar serviços de melhorias em ruas do Bairro Intersul como Manoel Bernardes, Barão do Cerro Largo, Luciana de Abreu, Arthur Bernardes, Domício da Gama, na segunda quinzena de abril. Serão feitos aterramento, patrolamento, saibramento e uso do rolo compactador nas vias. Estes serviços vêm sendo realizados no momento em vias do Bairro Jardim Aparecida e São Pedro.

Equipes vêm fazendo os trabalhos com duas patrolas e na próxima semana mais um veículo deve estar auxiliando nas melhorias.

A prefeitura enfrenta graves restrições orçamentárias e não se comprometeu a realizar asfaltamento nas vias do Bairro Intersul. Uma das alternativas é priorizar o asfaltamento na votação do sistema de participação popular do Governo do Estado para que o município receba recursos para estes investimentos. A ação ocorre no dia 25 de abril, a partir das 19h, no Ginásio Municipal Tancredo Neves."


MAIS SOBRE

Últimas Notícias