Seu problema é nosso
Moradores reclamam de abandono de prédio da Secretária de Saúde de Porto Alegre na Zona Norte
Arquivo Central da Secretaria da Saúde (SMS) de Porto Alegre, na Zona Norte, está desabitado

O mato que cerca o prédio onde funciona o Arquivo Central da Secretaria da Saúde (SMS) de Porto Alegre, na Zona Norte, indica que o local não está sendo cuidado. Com entrada pela Rua Itacolomi, entre a Avenida Assis Brasil e a Rua Cambaí, no IAPI, o imóvel abriga papéis da secretaria.
Moradora do bairro há 40 anos, a cozinheira aposentada Geci Chiardia, 67 anos, observa que o acervo da SMS está desabitado. Segundo ela, há meses não haveria ninguém cuidando do prédio que apresenta más condições, como pichação e já teria sido arrombado.
- Antes, tinha vigilante 24 horas. Agora está muito perigoso, às escuras à noite. No mato, já apareceram cobras - conta Geci.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Vila IAPI, Ivo Gomes Martins, a preocupação da vizinhança com o prédio em questão já foi levada ao poder público, mas nenhuma providência foi tomada ainda.
- O local está uma imundície. Está abandonado, os prontuários estão se deteriorando - preocupa-se Ivo.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o prédio é um depósito de arquivos de prontuários do HPS, Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas e outras unidades de saúde. Por lei, estes documentos devem ser mantidos por, pelo menos, 20 anos. O material é encaminhado para lá porque não há espaço físico nos hospitais.
A secretaria reconhece as más condições do ambiente e explica que o local é gerenciado por um funcionário, que no momento está em licença médica. Ele deve retornar ao trabalho nos próximos dias.
A SMS está organizando uma comissão que vai avaliar os documentos para definir quantos já podem ser descartados e quais devem ser mantidos. Antes do descarte, a mesma comissão vai consultar universidades e instituições da área médica se há interesse em utilizar estes arquivos em eventuais pesquisas. A SMS também está orçando pequenas reformas necessárias para a manutenção do prédio.