Ponto Facultativo
Invasão de argentinos motiva ponto facultativo em Porto Alegre
Estima-se que 80 mil argentinos venham a Porto Alegre
A prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado decidiram, na manhã de ontem, que amanhã será ponto facultativo durante todo o dia na Capital. Funcionários estaduais e municipais estão liberados do trabalho, sendo que os serviços essenciais, como segurança, saúde, saneamento, energia e transporte, serão preservados.
A medida foi tomada devido à expectativa de uma invasão argentina para o jogo da seleção de Messi contra a Nigéria, às 13h, no Beira-Rio. A previsão da Secretaria de Segurança Pública é que até 80 mil argentinos venham para Porto Alegre.
-O ponto facultativo era após o meio-dia, para desafogar o trânsito, mas este jogo será diferente. Vai facilitar muito a nossa vida que o pessoal não vá para o Centro, por exemplo. Será muita gente mesmo - afirma João Bosco Vaz, titular da Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de 2014.
Segurança reforçada
A Brigada Militar anunciou que fará três barreiras de contenção para impedir qualquer tumulto nas imediações do Beira-Rio. Os efetivos estarão posicionados na Avenida Pinheiro Borda, no viaduto da Avenida José de Alencar e na Rua Barbedo.
Os bares da Cidade Baixa e os pontos de aglomeração de torcedores, como a Fan Fest e o Largo Glênio Peres, receberão atenção especial das forças de segurança também.
Já o trânsito no entorno do Beira-Rio terá bloqueios somente após o horário de pico. O objetivo é dar mais fluidez ao movimento da Zona Sul da Capital. Assim, o bloqueio das vias na região do Estádio Beira-Rio começará às 8h de amanhã. Os ônibus que transitam pela Avenida Padre Cacique poderão usar o corredor exclusivo até as 10h. A Avenida Borges de Medeiros, no sentido Centro-bairro, será interditada às 7h para o Caminho do Gol. A previsão de liberação é 17h, duas horas após o fim do jogo.