Transporte
Assinado contrato para lotações até a Restinga e Belém Novo
Moradores de outras localizades da Zona Sul reclamam de áreas não contempladas
A prefeitura de Porto Alegre assinou na manhã de hoje com a empresa ZSul o contrato das linhas de lotação que atenderão aos bairros Restinga e Belém Novo, na Zona Sul. Em eventos nos dois bairros, os novos veículos foram apresentados à população.
Depois de pelo menos 16 anos de reivindicação, enfim estas áreas serão contempladas com o transporte seletivo. Porém, moradores de regiões próximas permanecem descontentes. Em reunião da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal, na terça-feira, representantes de bairros como Jardim do Salso, Pitinga, Ponta Grossa e arredores pediram que suas regiões também sejam atendidas.
Moradora do Bairro Chapéu do Sol, Geni Pinto Machado, 81 anos, é representante da região no Orçamento Participativo e recebe muitos pedidos de vizinhos por uma opção de linha de lotação que os atenda.
- Deixaram o Chapéu do Sol e a Ponta Grossa de fora, e a comunidade está pedindo, me cobrando. Se tivesse uns três ou quatro horários de lotação aqui já nos facilitaria, saindo lá na Juca Batista - diz Geni.
Itinerário será reavaliado
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, disse que as linhas da Restinga e do Belém Novo serão acompanhadas ao longo de um ano. Depois desse período, o itinerário poderá ser reavaliado. Entre as possibilidades estão a ampliação a outros bairros ou mesmo a criação de novas linhas nos locais ainda não atendidos.
- Se a demanda for justificável, aí há possibilidade de reavaliarmos - afirmou.
O serviço deverá começar a operar em 90 dias. Os 34 veículos serão adaptados para dar acesso a cadeirantes, ter bilhetagem eletrônica, ar-condicionado e capacidade para 25 pessoas. Doze atenderão o Belém Novo e 22, a Restinga. O preço do lotação é de R$4,40.