Consagração das latinhas
Banda com instrumentos de lata de Itapuã comemora primeira participação na Semana da Pátria
Depois de montar uma banda com material reciclado, alunos de Itapuã se apresentaram como gente grande em dois desfiles cívicos
O final de semana foi de consagração para a banda de latas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Podalírio Oliveira Fraga, de Itapuã, zona rural de Viamão. Depois de descobrir sons em material de reciclagem, 24 alunos sentiram a emoção de participar pela primeira vez de desfiles cívicos, durante as comemorações da Independência do Brasil, e apresentar para a comunidade o projeto revelado pelo Diário Gaúcho em julho. Neste final de semana, a iniciativa idealizada pela diretora Maria Teresinha de Oliveira Medeiros, foi novamente destacada pelo DG, com a turminha a uniformizada e a postos para a primeira apresentação.
As apresentações ocorreram no sábado de manhã, em Itapuã, e ontem à tarde, no Centro de Viamão. A banda impressionou o público pela desenvoltura com os instrumentos de lata e a postura ao longo do trajeto.
- As pessoas já nos conheciam sem ter nos visto, já sabiam que eles iam tocar. A gente pensou que eles iam ficar nervosos, mas estavam impecáveis, pareciam gente grande tocando. Eles se portaram maravilhosamente na avenida. Foi muito mais do que a gente pensava - conta Maria Teresinha.
Fazer diferente, sem dinheiro
A iniciativa surgiu com o intuito de alertar as pessoas para a preservação do meio ambiente por intermédio do incentivo à reciclagem. Assim nasceu a ideia de montar uma banda reutilizando materiais.
- Conseguimos fazer o diferente sem dinheiro, 90% do que temos foi doado - relata a professora.
A experiência transformou o clima na escola ao trazer lições que ultrapassam o conteúdo de sala de aula.
- Tudo foi se criando, mais união, coleguismo. Hoje a gente sorri mais na escola, brinca mais. Eles têm mais amor pelo seu colega, agora somos uma família. Isso uniu a escola - define.