Consumo
Estudo encomendado pelo Diário Gaúcho faz um retrato da classe C gaúcha
Pesquisa Hoje Eu Posso, realizada em Porto Alegre e na Região Metropolitana, mostra o fortalecimento da classe C na região
Uma pesquisa encomendada pelo Diário Gaúcho e divulgada pelo instituto Consumoteca, ontem, em Porto Alegre, em um evento que reuniu profissionais especializados em hábitos de consumo, mostrou dados inéditos sobre costumes e comportamento da nova classe média gaúcha. O estudo fará com que o DG entenda melhor o seu público.
Segundo Bruno Maletta, sócio diretor do Consumoteca, o objetivo foi compreender o estilo de vida das famílias que compõem esta classe social. Intitulada Hoje Eu Posso, a pesquisa foi realizada entre os meses de julho e setembro de 2014, com o público de Porto Alegre e da Região Metropolitana, das classes B2 e C, entre 18 e 55 anos.
Os dados gerados foram cruzados com pesquisas realizadas sobre a Classe C do eixo Rio-São Paulo para identificar as semelhanças e diferenças entre comportamento da nova classe média gaúcha com a nova classe média do Sudeste do país. Diferentemente de Rio de Janeiro e São Paulo, redes sociais (62%) e jornais (61%) são os meios mais comuns para esses consumidores se manterem informados no Sul.
- Um dos principais pontos que a pesquisa ressaltou foi o potencial de consumo. A Classe C de Porto Alegre tem uma renda média praticamente igual à de São Paulo e Rio de Janeiro, mas o custo de vida nestas cidades do Sudeste é maior. Isso faz com que os gaúchos tenham uma sobra financeira maior para investir em itens que não são as necessidades básicas - ressalta Bruno.
Diferentes metodologias foram usadas para chegar aos dados divulgados ontem. Entre elas, entrevistas com diferentes perfis de famílias para identificar o contexto de moradia, o estilo de vida e o padrão de consumo. Via internet, foram entrevistadas 717 pessoas.
- Estamos felizes e orgulhosos em compartilhar essas informações com o mercado. Queremos ser parceiros dos consumidores para que eles possam realizar seus sonhos. Esse é o compromisso do Grupo RBS com o DG, com essa realidade social e um compromisso frontal com o desenvolvimento do mercado e da sociedade - destacou o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.
"Hoje eu posso"
Entre os entrevistados, a vontade de viajar de avião aumentou junto ao acesso à informação. A porcentagem de pessoas que viajaram nos últimos cinco anos é de 46%. Bruno destaca que o próprio nome da pesquisa é inspirado numa das frases mais ouvidas durante a pesquisa:
- Eles têm orgulho de dizer "hoje eu posso" seja para o que for, desde comprar algo novo até viajar de avião.
Sonho de consumo realizado
E "hoje eu posso" é a frase mais citada pela doméstica Marisa Fernanda Medeiros, 49 anos, do Jardim do Verde, no Bairro Mario Quintana, na Zona Norte de Porto Alegre. Ela faz parte das mais de 1 milhão de pessoas da Capital e da Região Metropolitana, segundo o Censo 2010 do IBGE, que ganham entre dois e cinco salários mínimos.
Marisa conta com orgulho as conquistas dela e do marido. Há três anos, o casal comprou a casa própria de três peças. Desde então, ampliou a morada em mais três cômodos. O sonho de consumo veio em seguida: a tevê de 51 polegadas, comprada em três parcelas, com direito a canais da tevê a cabo.
Mas as compras não pararam. Com a cozinha nova, Marisa adquiriu todos os eletrodomésticos.
- Ainda faltam a máquina de lavar, que é a próxima compra, e a internet, para ficarmos melhores informados sobre o mundo - confessa, entusiasmada.
As curiosidades da pesquisa
-Trajetória
Nos últimos cinco anos, a situação favorável permitiu que as famílias consumissem bens e serviços antes exclusivos das classes com maior renda. A contratação de serviços e compra de bens de alto valor foram intensificadas nos últimos dois anos.
-Possuem
Wi-Fi 79%
TV por assinatura 63%
Plano de saúde 52%
Móveis planejados 16%
Carro zero 20%
Smartphone 63%
Tablet 30%
Até quem não tem, não vai demorar a ter
Ainda este ano Em 2015
Wi-Fi em casa 27% 13%
Smartphone 22% 9%
Tablet 15% 10%
Carro 0 20% 26%
Oportunidades
Turismo é o novo mercado a ser explorado pela classe C gaúcha;
Tecnologia já faz parte da classe C gaúcha, mas é um mercado em transformação;
Supermercado, móveis, eletrodomésticos e construção civil já faziam parte dos hábitos da classe C, mas agora estão com um diferente mix de produtos;
69% da classe C gaúcha se orgulham de alguma coisa que conseguiram comprar nos últimos cinco anos.
Segmentos com peso no orçamento da classe C gaúcha
Gasto médio individual mensal: beleza/moda, entretenimento (cinema, balada cultura) e alimentação para lazer (restaurante, bar lanchonete) comprometem 35% da renda.
Gasto médio familiar mensal: contas fixas (aluguel, condomínios, etc...), despesas fixas de lazer (celular, tevê por assinatura, internet, clube, etc...) e supermercado comprometem 33% da renda da família.
Turismo
Viajou de avião nos últimos cinco anos
Uma vez - 13%
Duas vezes - 11%
Três a cinco vezes - 11%
Mais de cinco vezes - 11%
Não viajaram nos últimos cinco anos - 54%
Celular
53% usam dois ou mais chips no celular
58% usam a internet no celular todos os dias
63% usam pré-pago
18% usam plano de controle
17% usam pós-pago
2% usam plano corporativo