Eleições 2014
Propostas de Ana Amélia Lemos
Veja quais são as ideias da candidata do PP ao governo do Estado
Natural de Lagoa Vermelha, Ana Amélia Lemos (PP), 69 anos, expõe hoje aos leitores do Diário Gaúcho os seus projetos nas áreas de saúde, educação, segurança e mobilidade. Formada em Comunicação Social pela Puc-RS, a candidata foi balconista de loja, funcionária pública, secretária executiva e jornalista da década de 1970 até 2010, quando foi eleita senadora. Veja quais são as ideias da candidata ao governo do Estado:
SAÚDE
Iremos reestruturar a Secretaria Estadual para que passe a administrar todo o sistema estadual de saúde e não apenas o Sus. Estabelecer parcerias articulando polos regionais de referência de especialidades que se integrem com as redes pública, filantrópica, comunitária e privada e com as universidades, estimulando a colaboração entre gestores municipais. Vamos trabalhar para reduzir o tempo para as consultas, exames e procedimentos de especialistas, realizando mutirões para resolver, de forma emergencial, a espera para as principais especialidades. A atenção básica será fortalecida, com apoio aos municípios com menos de 10 mil habitantes e ampliação das equipes de Saúde da Família, garantindo atenção especial aos idosos. Vamos desburocratizar o acesso aos medicamentos distribuídos pelo Estado, reforçar as campanhas de vacinação e educativas de prevenção; implantar a telemedicina em todos os segmentos dos serviços como forma de descentralizar e qualificar o atendimento.
EDUCAÇÃO
Propomos melhorias efetivas na escola pública, com medidas que levam em conta a valorização dos professores em programas de formação continuada e acesso às novas tecnologias, atualização da grade curricular, ampliação da escola de tempo integral e/ou atividades no contraturno, capacitação dos gestores escolares e incentivo à participação das famílias e das comunidades na vida escolar. Na base do processo estará a revisão do modelo de alfabetização. Vamos incentivar a formação de professores para a alfabetização. Além disso, propomos ampliar o ensino técnico e profissionalizante em nível médio, preparando nossos jovens para o mercado de trabalho. Em relação ao piso salarial do magistério, reafirmo que o nosso compromisso é fazer um esforço muito grande, economizando em áreas não essenciais, para poder honrar o que foi prometido.
SEGURANÇA
Vamos propor ações voltadas à integração entre as diferentes polícias civil e militar; investimento e aperfeiçoamento do sistema de inteligência do Estado; atualização e investimentos em recursos de campo, como armas, coletes e viaturas; treinamento e capacitação contínua dos grupos operacionais e gerenciais das polícias; ampliação do efetivo policial de acordo com as necessidades da população, com readequação da remuneração da categoria. Especificamente sobre o efetivo, nosso compromisso é recompô-lo com concursos públicos e adequando a lotação de acordo com os indicadores de criminalidade do Estado. Polícia na rua é cidadão protegido e isso vale para as pequenas, médias e grandes cidades. Não adianta remanejar agentes de cidades menores para os grandes centros, deixando as populações do Interior reféns dos criminosos. Vamos honrar os aumentos concedidos às diversas categorias, na área da segurança.
TRANSPORTE/MOBILIDADE
Faremos um conjunto de medidas como a instituição do processo de Parcerias Público Privadas no modal rodoviário, reestruturação do Daer com foco no planejamento e fiscalização, requalificação da EGR, transferindo para a empresa as atribuições dos investimentos em novas rodovias, duplicações e implantação de trechos novos não pavimentados e, ainda, buscar maior participação federal nos investimentos em estradas. Investir mais na conclusão dos acessos pavimentados a todas as cidades e apoiar as administrações locais nos seus projetos de mobilidade urbana, dando prioridade ao transporte público e o incentivo ao sistema cicloviário. Consideramos importante também investir na integração entre os modais, não apenas no transporte urbano, mas também em âmbito estadual.